TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional

Exames: Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A objetividade deste trabalho e demonstrar uma visão abrangente dos assuntos relacionados Mercado varejista de forma clara, explorando o campo administrativo levando ao conhecimento de suas diferentes inter-relações. Entendendo a formação dos conceitos sólidos que expõem os métodos quantitativos a gestão empresarial e os limites referentes de consumo que conceituam a ética do poder público e sociedade inserida neste contexto.

A existência de uma nova realidade econômica no plano internacional, na qual o capital passou a não ter fronteiras, e o contínuo surgimento de novos modelos de organização, baseados no conhecimento e da informação, passaram a impor novos padrões competitivos à economia mundial. Tais fatos, associados à recente abertura de mercado promovida pelo governo brasileiro, com a crescente entrada de produtos importados, além de despertarem o setor empresarial para esse cenário, lançaram um enorme desafio em termos estratégicos para a sobrevivência da micro e pequena empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

O Varejo é o tipo de empresa ou negócio que tem como umas das principais características estar relacionado diretamente ao cotidiano das pessoas das comunidades, das regiões enfim da sociedade brasileira. Em todas as localidades do país existe algum estabelecimento de comercio que vende bens e serviços ao consumidor final e que normalmente, tem uma ligação íntima com uma região e com a própria cultura local. O varejo também tem uma íntima relação com a política econômica do governo. O setor é extremamente sensível às oscilações do mercado. Normalmente as vendas respondem de maneira muito rápida às alterações na conjuntura macroeconômica e no poder aquisitivo dos consumidores. Na atual conjuntura econômica e social tem reforçado a necessidade de as empresas incorporarem características que lhes permitam maior grau de flexibilidade e adaptação ao ambiente onde atuam.

A Organização Pires Ltda. É um empresa varejista, criada em 1995, situada a Rua São José, 231 –Centro – Ouro Preto – Minas Gerais atrai um perfil de clientes de faixa etária variando de 16 a 60 anos entre homens e mulheres.

A Casa Olímpica como é mais conhecida, é reconhecida na região e todas classes sociais mas, principalmente, os da classe média a alta, com um nível de estudo médio e superior com a força da sua equipe focado no varejo de roupas e calçados esportivos, trabalha para construir a melhor opção para clientes, fornecedores e funcionários.

A Casa Olímpica tem como objetivo servir bem, oferecendo aos clientes um serviço de confiança e atendimento de excelência. É uma das principais lojas da cidade e oferece ampla variedade de produtos com os últimos lançamentos, por preços e condições de pagamento competitivos.

Atualmente com a velocidade e a natureza das mudanças, torna-se completamente imprevisíveis o comportamento do consumidor e os clientes tem preferencias de marcas dos produtos, no caso de calçados preferem os das marcas Nike, Olympicos, Mizuno, no caso do vestuário, preferem Dzarm, Studio 20 entre outras. Apesar destas marcas serem consideradas por alguns caras, os preços não influenciam muito na hora das compras, porque os clientes, são clientes fiéis se os preços sobem eles continuam comprando independente do preço. A média de gastos dos clientes são de aproximadamente R$250,00 e as formas de pagamento podem ser feitos de diversas maneiras, cartão, cheque ou nota promissória.

A empresa segue o seguinte regimento: Quando recebe uma mercadoria, ela consulta a tabela de preços, se vier com o mesmo preço ela mantém, se tem aumento ela também aumenta o preço de suas mercadorias. Quando passa pelo processo de inflação, não há interferência, estabelece e continua o mesmo preço.

A Casa Olímpica acredita no relacionamento com os fornecedores pautado pelo respeito entre as partes. Prezam pela verdadeira parceria de negócio, promovendo novas oportunidades e buscando negociações corretas, sustentáveis e que beneficiam os dois lados. Quanto ao pagamento aos fornecedores são feitos em parcelas de 30, 60 e 90 dias em boletos.

Como toda empresa, a Casa Olímpica sofre com uma grande concorrência, como as lojas de Schumaker Sports, Real Calçados e a Dazz Calçados, a estratégia mais usada pela concorrência é o preço mais baixo e a famosa liquidação para chamar a atenção dos clientes. Porém, os donos da empresa acredita que a combinação entre o foco no cliente, a melhoria contínua, a agilidade e a inovação, proporcionam um diferencial de competitividade. Para atingir o melhor desempenho no mercado, é fundamental que uma organização esteja preparada para suprir as necessidades de seus clientes e não perca oportunidades de negócios por consequência da má administração de variáveis que podem ser controladas pela mesma.

A empresa criou um sistema de reposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com