TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional

Trabalho Universitário: Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

Contexto Histórico-Social: Crise de 1929

Segundo Brasil Escola (2003), a partir de 1925, apesar de toda euforia reinante, a economia norte-americana começou a enfrentar sérios problemas:

Enquanto a produção industrial e agrícola cresceu num ritmo acelerado, o aumento dos salários foi muito lento. A conseqüência progressiva da mecanização da indústria e da agricultura, foi o desemprego que aumentou de modo preocupante;

Os países europeus recuperaram-se dos prejuízos de guerra, o que os levou a comprar cada vez menos dos EUA e a concorrer com eles nos mercados internacionais.

Assim, segundo Brasil Escola (2003), por falta de consumidores internos e externos, começaram a sobrar grandes quantidades de produtos no mercado norte-americano, configurando-se, assim, uma crise de superprodução. Diante disso, os agricultores viram-se obrigados a armazenar cereais. Para tanto, tiveram que pedir empréstimos ao banco, oferecendo suas terras como garantia de pagamento, o que muitas vezes os levou a perdê-las. Os industriais, por sua vez, foram forçados a diminuir o ritmo da produção e, conseqüentemente, a despedir milhares de trabalhadores, aprofundando a crise.

A pesar da crise galopante, os pequenos, médios e grandes investidores continuaram especulando com ações. Comercializavam esses papéis por preços que não condiziam com a real situação das empresas. Enfiam, agiam como se a economia do país estivesse saudável. Entretanto, como era de se esperar, chegou o momento em que a crise atingiu a Bolsa de Nova Iorque, um dos importantes centros do capitalismo mundial. Refletindo a real situação das empresas, os preços das ações começaram a baixar. Os acionistas correram para tentar vendê-las, mas não havia quem quisesse comprá-las. Em 29 de outubro de 1929, havia 13 milhões de ações à venda mas faltavam compradores. O resultado foi que os preços das ações despencaram, ocorrendo o crash (quebra) da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Segundo Brasil Escola (2003), milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego. Abalados pela crise, os EUA reduziram drasticamente a compra de produtos estrangeiros e suspenderam totalmente os empréstimos a outros países. Assim, a crise propagou-se rapidamente por todo o mundo capitalista.

Cronologia dos principais eventos dos principais vultos da Teoria das Relações Humanas

CRONOLOGIA DOS PRINCIPAIS EVENTOS DOS PRINCIPAIS VULTOS DA TEORIA DAS RELACOES HUMANAS

Ano

Autores

Livros:

1927

John Dewey

The Public and its problems

1930

John Dewey

Human Nature and Conduct

1932

Morris Viteles

Industrial Psichology

1933

Elton Mayo

The Human Problems of an Industrial Civilization

1934

Morris Viteles

The science of Work

1935

Kurt Lewin

A Dynamic Theory of Personality

1936

Kurt Lewin

Principles of Topological Psychology

1945

Elton Mayo

The Social Problems of an Industrial Civilization

1947

Elton Mayo

The Social Problems in an Industrial Civilization

1948

Kurt Lewin

Resolving Social Conflicts

1950

George C. Homans

The Human Group

1951

Kurt Lewin

Field Theory in Social Science

Figura 1.Cronologia dos Principais Eventos dos principais vultos da Teoria das Relações Humanas. Fonte: Chiavenato, 1987.

Teorias Transitivas da Administração

Em meio à Teoria Clássica e antecipando-se, de certo modo, à Teoria das Relações Humanas, surgiram alguns autores que, apesar de defenderem alguns dos princípios clássicos, iniciaram um trabalho pioneiro de revisão, de crítica e de reformulação das bases da administração. Segundo Chiavenato (1987), embora não houvessem consolidado uma corrente a ponto de não permitirem uma conexão teórica entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com