TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional

Artigo: Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

2.2 Estrutura organizacional

A estrutura organizacional e vista como um instrumento administrativo que resulta na identificação, análise, coordenação e aglomera as atividades dos recursos utilizados na empresa, incluindo-se o estabelecimento do nível de competência do processo decisório, que visa o alcance dos objetivos preestabelecidos e planejados pela empresa. A estrutura organizacional pode ser formal ou informal.

A formal é representada conforme a estrutura organizacional da empresa, ela procura consolidar de forma geral a distribuição das responsabilidades e a hierarquia que existe nas unidades organizacionais da organização.

Segundo Oliveira (1998, p. 82) “Estrutura formal, objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma”.

Portanto a estrutura formal e planejada conforme a responsabilidade distribuída dentro da empresa, ou seja, em qual quer área ou função que um funcionário exerça sua atividade e foi planejada antecipadamente. Ela tem ênfase nas posições - autoridade e responsabilidade. Sendo que a autoridade está vindo de fora do grupo que está sendo dirigido e sujeita ao controle da direção.

A informal busca a rede de relações pessoais e sociais que não é estabelecida formalmente dentro da empresa, aparecendo e se desenvolvendo naturalmente.

“Estrutura informal é a rede de ralações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma”. (OLIVEIRA, 1998, p. 82)

A estrutura informal não é planejada e surge naturalmente da interação social dos membros de uma empresa, ou seja, é quando alguns funcionários se juntam formando grupos de bate papo dentro da empresa e cria uma relação entre eles, que é a famosa radio peão.

Todavia sua rede de relações não é estabelecida dentro da organização, e sua ênfase é nas pessoas e em suas relações. Sendo que sua autoridade está dentro do grupo (flui vertical e horizontalmente), e não está sujeita ao controle da direção da empresa.

Normalmente essa situação cria transtornos e conversas sem nexo, que contradiz e mal interpreta as informações recebidas e que são repassadas com alguns itens a mais. Portanto a responsabilidade dos gestores em controlar isso e fundamental para que não haja maiores problemas dentro da organização.

As mudanças que estão surgindo, faz com que administradores planejem a estrutura organizacional com a finalidade de adaptá-la para melhorar o desempenho do sistema empresarial e o controle interno da organização. Sendo portanto um dos meios mais eficazes para se conseguir melhorias no processo de desempenho do sistema empresarial.

“...a estrutura de uma empresa não se restringe apenas às diversas unidades (departamentos, divisões, seções etc.) que a compõem, mas também aos funcionários e às relações existentes entre superiores e subordinados”. (ROCHA, 1987, p. 126).

Portanto uma estrutura organizacional é um conjunto de responsabilidade, autoridade, decisões e comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com