TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional

Trabalho Universitário: Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

Estrutura organizacional

 A concentração das operações em poucos bancos decorrer, em parte das mudanças na legislação brasileira, que buscava fortalecer o mercado e a economia brasileira entra de recursos e aumento da oferta de credito as organizações. A fase de fusões e aquisições acelerou-se, dando inicio a concentração anual observada no segmento, tanto pela integração dos mercados financeiros quanto pelo processor de globalização do setor financeiro brasileiro nas ultimas duas décadas, Pelos recordes de rentabilidade no Brasil naquele período, haja vista o momento de inflação alta e do financiamento do governo brasileiro por meio de captação de recursos, o que permitia alto retorno e baixo risco aquelas instituições.

 Olhando para o movimento de entrada de novos concorrentes e o fortalecimento das instituições instaladas no país, foi o investimento, e respectivo e desenvolvimento tecnológico, capitaneado pelo instituições financeiras.

 Percebe-se que as transformações do sistema financeiro e sua composição, dada a relevância da tecnologia da informação no negocio, tem influencia os modelos de negocio e gestão adotados pelas instituições financeiras.

 Estrutura organizacional centralizada x descentralizada

 A interdependência e inter-relação deste fatores como condicionantes para a decisão quanto ao grau de centralização e descentralização de um organização. No entanto chama a atenção para a importância sobre decisão baseada em critérios previamente definido, haja vistao custo e o alto risco de uma escolha errada.

 Neste sentido, a centralização ou a descentralização envolve três dimensões: AUTORIDADE, A AVALIAÇÃO, OU FUNCIONAL.

 A necessidade de considerar vários fatores para a tomada de decisão quanto a melhor estrutura a ser adotada por organização, tenho em conta forças internas e externas. Adicione-se a esta analise outros aspectos como: A DEISÃO SOBRE O NIVEL DE FORMALIDADE E INFORMALIDADE, A ESTRUTURA QUANTO AOS PROCESSOS E GESTAO DE PROJETOS, A HIERARQUIA E DEMAIS CONDICIONAMENTOS E TEREMOS UMA PERCEPÇÃO DO MODELO A SER ADOTADO POR UMA ORGANIZAÇÃO. Poderíamos definis estrutura organizacional como, resultado de um processo através do qual a autoridade e distribuída. Dessa forma, as vantagens da descentralização seriam: o atendimento mais rápido as demandas, o atendimento mais adaptados as necessidades da unidade, o desenvolvimento de capacitação gerencial, os efeitos positivos sobre a motivação dos funcionários, que assumem autonomia e, por conseguinte, as possibilidades de lidar com níveis maiores de complexidade.

 Estrutura matricial

 Passou a ser considerada mais eficienteem ambiente inovadores, pois tem por premissa autonomia dos responsáveis pela operações de determinadas atividades, levando a concentração dos altos executivos nas decisões estratégicas. Apesar de estruturas mais ágeis, em virtude de restrições atinentes, os ajustes são propostos e novas formas surgem.

 O equilíbrio estimula os gerentes funcionais a aturarem como integradores e facilitadores, simultaneamente.

 Da ênfase aos resultados positivos da gestão de projetos com intento de desenvolvimento de solução a partir de três condicionantes: PLANEJAMENTO CUIDADOSO DE SOLUÇÃES INOVADORAS PARA MERCADOS IMPORTANTES, CONSECUÇÃO DO PROJETO POR UM TIME MULTIDISCIPLINAR ALTAMENTE COMPETENTE QUE OPERAR, E O APOIO E SUPORTE DA ALTA GERENCIA.

• Os três tipos de projetos que devem receber atenção diferenciada:

1. Requisitos de recursos específicos: projetos requerem um conjunto único de capacidade dinâmica que envolvem a combinações de habilidades da equipamentos, materiais e espaço apropriado.

2. Atividades multidisciplinares:maior numero de decisão pontuais, mas podem causar problemas de coordenação. Se o projeto exige alta interdependência entre diferentes áreas, o modelo de gestão por projetos e crucial, isto ocorre pela complexidade de gestão de diferentes recursos, áreas e interesses.

3. Variabilidade no projeto: projetos que envolvem pesquisa e desenvolvimentos são de difícil previsão de prazos e do trabalho exigido.

 Quanto as características Muitas das vezes conflitantes, da combinação de subordinação das equipes a gerentes com objetivos, não raro, distintos e concorrentes, quanto aos recursos e aos resultados, estas enfrentam uma serie de desafios quanto mais horizontal a organização, mais familiarizadas estão as equipes e a alta gerencia para uma organização por projetos.

 Método

 Pelo o estudo de caso como técnica que melhor responder aos objetivos da pesquisa e do próprio objetivo em estudo, pois são fenômenos sociais complexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com