TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional

Exames: Estrutura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 10

Natalia

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura é a forma pela qual uma organização ou empresa define cargos e que compõem são organogramas. Toda estrutura envolve, no mínimo definição de níveis hierárquicos e departamentalização onde há designação de tarefas, atividades e processos para os níveis hierárquicos e para os cargos alocados em cada um deles.

Os principais critérios de departamentalização são as seguintes:

• Funcional.

• Territorial ou geográfico.

• Produto.

• Cliente.

• Áreas de Conhecimento.

• Projetos – projeto funcional, projeto autônomo e estrutura matricial.

• Processos.

• Unidades de negócios.

Organização Funcional

A organização funcional é o modo mais simples de departamentalização que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções, que pode ser usado pelas organizações de grande como de pequeno porte. Ela é o tipo de departamentalização mais tradicional que se tem.

Departamentalização funcional consiste em atribuir a cada uma das atividades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional, como por exemplos operações, marketing, finanças entre outras.

A estrutura organizacional é dividida no contexto do modelo funcional onde há um administrador principal que comanda o conjunto e logo abaixo cada integrante do primeiro escalão hierárquico é responsável por uma função especifica como produção, finanças, recursos humanos, marketing etc.. Dentro dos departamentos o modelo funcional é usado sucessivamente. Nessa divisão sucessiva, o trabalho é organizado de acordo com as operações principais dos departamentos de primeiro nível.

O modelo funcional é apropriado para as organizações que estão no começo de sua vida, são de pequeno porte e manufaturam apenas um produto ou fornecem apenas um serviço e ele também pode ser usado por grandes empresas que são de pequena diversificação tecnológica ou de produtos, venda e distribuição dos produtos pelo mesmo tipos de canais, execução de operações em uma mesma área geográfica e ambiente externo estável.

No critério funcional, nem sempre há departamento para cada função, nem um gerente individual para cada departamento. Nas pequenas organizações, é provável que os responsáveis principais tenham que se deslocar de uma função para outra ou acumular cargos, conforme as necessidades e as competências individuais.

Pode-se observar que as características da organização funcional .

•O administrador principal tem pleno controle dos destinos da organização e segurança de que as atividades se orientam para a missão.

•Há pequena confusão em relação às responsabilidades e tarefas são nitidamente distintas umas das outras e muito bem definidas.

•O numero de gerentes tende ser a econômicos.

• O desenvolvimento da experiência e da competência técnica é facilitado por causa da concentração de especialista funcionais, que ficam juntos dentro do mesmo grupo.

• Com o aumento da especialização e da competência, torna-se fácil absorver novas técnicas e conceitos relacionados com as operações de cada área funcional.

•Se o tamanho aumenta muito certos problemas podem surgir. Pode ocorrer a excessiva especialização: as funções vão subdividindo excessivamente e criando novas camadas funcionais e novos cargos especializados.

A organização funcional proporciona que cada funcionário tenha o Maximo de especialização em distintos órgãos, permite que eles tenham a melhor supervisão técnica e que se concentrem unicamente em seu trabalho.

Organização Territorial

Organização territorial é quando se usa o critério geográfico ou territorial, pode ser utilizado quando a organização opera numa área grande, ou em locais diferentes, e em cada local é necessário disponibilizar certo volume de recursos ou certa autonomia. O critério geográfico torna-se a base da divisão do trabalho desde que seja possível promover algum tipo de agregação de recursos ou de cliente, de acordo com sua proximidade dentro dos territórios.

A aplicação do modelo territorial pode ocorrer no emprego dos territórios como critério de organização, pode ocorrer tanto no primeiro nível hierárquico, logo abaixo do administrador principal, quando em níveis inferiores. O critério territorial é usado no primeiro nível hierárquico quando há muita dispersão geográfica de todas as atividades.

Nos níveis que ficam abaixo do administrador principal, é muito comum usar critério territorial para organizar as áreas de vendas e de prestação de serviços, especialmente quando a organização concentra suas atividades produtivas e administrativas num lugar, mas tem operações comerciais e de serviços em áreas dispersas.

Pode-se observar que as características do modelo territorial.

• A administração geral tem pleno controle do desempenho em cada unidade regional e no conjunto. É possível individualizar e visualizar os recursos esperados para a organização como um todo, região por região.

•Os administradores e funcionários de cada região tornam-se especialistas em seus respectivos territórios.

•Assessorado pelos administradores regionais, o administrador principal pode tornar-se um generalista eficaz, como domínios das especificidades de todas as regiões.

•A estrutura territorial oferece grande potencial de treinamento de mão de obra com visão de diferentes culturas regionais.

•Com o crescimento, podem aparecer disfunções. Quando há diversificação de produtos e clientes nas diferentes regiões, a divisão de responsabilidade pode ficar confusa.

• Se um mesmo produto ou serviço for comercializado em diferentes regiões, a organização pode ter dificuldades para decidir se sua administração deve ser centralizada ou descentralizada.

•As funções de produção, vendas e finanças/administração podem estar localizadas em casa uma das regiões ou centralizadas, subordinadas ao administrador principal.

Departamentalização por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com