TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional Tipo Linear Ou Militar

Ensaios: Estrutura Organizacional Tipo Linear Ou Militar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  2.071 Visualizações

Página 1 de 8

Estrutura Organizacional Tipo Linear ou Militar

1. Estruturas Organizacionais

1.1 Conceito de organização

Segundo Djalma de Pinho Rebouças (2002, p.84) "Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos".1

Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos.

O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas, segundo algum critério ou princípio de classificação. Um conjunto organizado segundo algum tipo de critério tem uma estrutura. Organização é um atributo de organizar aplica-se a qualquer coleção ou conjunto de recurso. O processo de organizar é também um processo decisório.

Os dados de entrada do processo de organização originam-se do processo de planejamento. O resultado do processo de organização é uma estrutura organizacional. A escolha da estrutura organizacional é uma das principais decisões da administração das organizações.

Figura 1 - Processo de organização

Dados da entrada => Processo de Organização => Estrutura Organizacional

1 Planos

2 Recursos

3 Modelos e técnicas de organização

4 Condicionantes da estrutura organizacional (recursos humanos, ambiente, estratégia, tecnologia) 5 Análise e interpretação dos dados de entrada

6 Criação e análise de alternativas

7 Escolha da estrutura organizacional 8 Divisão do trabalho

9 Autoridade e hierarquia

10 Sistema de comunicação

1.2 Estrutura Organizacional

Segundo Stoner (1992, p.230) "Estrutura Organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas".2

Estrutura organizacional é um meio pelo qual as organizações utilizam para atingir seus propósitos, definindo a autoridade e as responsabilidades das pessoas, como indivíduos e como integrantes de grupos. As estruturas se destinam a garantir ou pelo menos amenizar a influência das variações individuais sobre a organização, ou seja, que os indivíduos se adaptem às exigências da mesma e não ao contrário.

Em resumo, a estrutura compreende a disposição das diversas unidades que compõem a empresa, departamento, divisões e seções etc.e a relação entre superiores e subordinados. Envolve todo organismo da empresa, como deveres, responsabilidades e os sistemas de autoridades e de comunicações existentes na organização.

1.3 Vantagens de uma estrutura adequada.

Podemos identificar várias melhorias nos processos das empresas que possuem uma estrutura adequada, como:

• Permite identificar as tarefas necessárias, melhorando a distribuição das mesmas, evitando assim que indivíduos fiquem sobrecarregados;

• Organizar as funções e responsabilidades, definindo e comunicando as autoridades e considerações referentes a cada cargo;

• Maiores informações, recursos e retorno aos empregados;

• Medidas de desempenho em concordância com os objetivos;

• Permite condições motivadoras;

1.4 A Estrutura formal e informal

Toda empresa possui dois tipos de estrutura: formal e a informal.

A organização formal é decididamente planejada e fortemente representada em alguns aspectos pelo seu organograma. Cabe ressaltar que organograma será definido mais adiante. Este tipo de estrutura possui ênfase nas posições em termos de autoridade e responsabilidade. Além disso, é estável, esta sujeita a controle, e apresenta um líder formal.

A Organização informal surge da interação social das pessoas significa dizer que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Geralmente não aparecem no organograma.

São relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização, que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados. Essas relações sempre existirão, pois são inerentes às pessoas. A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, é instável e não está sujeita a controle e sim aos sentimentos. Possui um líder informal e desenvolve sistemas e canais de comunicação próprios.

As vantagens da estrutura informal é que proporciona maior rapidez no processo, complementa a estrutura formal, reduz a carga de comunicações dos chefes, motiva e integra as pessoas na empresa.

As desvantagens são que essas relações informais são desconhecidas das chefias, de difícil controle e há possibilidade de atritos entre as pessoas.

2. As representações gráficas da estrutura

2.1 Organograma

Para representar a estrutura organizacional, deve ser utilizado o gráfico universal denominado organograma.

O organograma é conceituado como a representação gráfica e abreviada da estrutura da organizacional. A figura 2 mostra um exemplo de organograma, no qual são encontradas as seguintes informações:

Divisão do trabalho: os retângulos representam unidades de trabalho e indicam como as responsabilidades estão divididas dentro da organização. Os títulos dos retângulos mostram quais as responsabilidades de cada unidade de trabalho.

Autoridade e hierarquia: verticalmente, o número de níveis em que os retângulos estão agrupados mostra como a autoridade está graduada, do gerente que tem mais autoridade, no topo da estrutura, até o que tem menos autoridade, na base da estrutura.

Comunicação: as linhas que ligam os retângulos mostram a interdependência das unidades de trabalho. As linhas de comunicação nascem das decisões sobre divisão do trabalho e autoridade e hierarquia.

Figura 2 – Modelo de Organograma

2.2 Funcionograma:

O funcionograma é um gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com