TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura do Sistema de Ensino nos Diversos Âmbitos Nacional

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura do Sistema de Ensino nos Diversos Âmbitos Nacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Estrutura do Sistema de Ensino nos Diversos Âmbitos Nacional

Em nosso país, as autoridades tentam passar que a educação tem prioridade, mas não é isso que se vê no sistema de ensino existente no Brasil. O aprendizado no país tinha que seguir a velocidade com que as tecnologias chegam nas mãos da sociedade moderna, a sabedoria do ser humano se torna essencial no meio onde ele vive.

Estruturalmente falando, os sistemas de ensino existentes, são eles: (federal, estadual, municipal), possuem pontos em comum: os métodos elaborados, as normas de procedimentos, conteúdos, diretrizes, projetos é ideias. A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da LDB. De acordo com o artigo 211/CF., a União, Estados, o Distrito Federal e os Municípios, organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

A educação brasileira, não é a única a passar por testes definidos como: indicadores externos, com tudo o país ainda não dispõe de um sistema de ensino educacional eficiente. Há uma carência de professores interessados e qualificados; a uma descrição de classes sociais; muitas vezes a cultura existente no país é deixada de lado, mal direcionada; usando ate mesmo culturas de outros países.

Organização da Educação Nacional

A organização da educação nacional é dividida para a União Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

A União Federal ficará responsável pelas instituições de educação superior, criadas e mantidas pelos órgãos federais de educação e também pela iniciativa privada. A União organizará o sistema federal de ensino e dos territórios, financiando as instituições de ensinos públicos e federais, dando assistência igual a ambos.

Os Estados por sua vez cuidarão das instituições estaduais de nível fundamental e médio, dos órgãos públicos ou privados, eles deverão organizar, manter e desenvolver esses órgãos e instituições oficiais de ensino.

O Distrito Federal cuidará do ensino fundamental, médio e da educação infantil, cuidadas e mantidas pelo poder público do Distrito Federal e também privada, e terá as mesmas responsabilidades dos Estados.

Já os Municípios serão responsáveis principalmente pelas instituições de ensino infantil e fundamental, porém, cuidarão também de instituições de ensino médio mantidas pelo poder público municipal. Os Municípios deverão organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, exercer ação redistributiva em relação as suas escolas, oferecer educação infantil em creches e pré-escolas e assumir as responsabilidades de prover o transporte para os alunos da rede municipal.

Analisando as responsabilidades, o que é visto é que a União é responsável de elaborar os planos principais da educação, que é uma das principais responsabilidades, e fica também responsável de apoiar tecnicamente e financeiramente os demais responsáveis pela administração de ensino.

Já os Estados e o Distrito Federal ficam com as mesmas atribuições, mas não tão menos importante do que as responsabilidades da União Federal.

Por último os Municípios terão autonomia de resolver os critérios dos seus sistemas de ensino e, entre outras, organizar a educação voltada às crianças da sociedade dando-lhes creches e transportes.

Com a falta de interesses dos professores, devido aos seus baixos salários e o desrespeito da classe, a educação em seus níveis, vai indo de mal a pior, muitos profissionais da educação só pensam mesmo em cumprir a sua carga horária mensal e não pensam mais que o futuro da educação do nosso país depende primordialmente deles.

Para reivindicar os seus direitos dão início na maioria das vezes em greves que podem durar semanas prejudicado diretamente no ano letivo dos alunos.

As escolas por sua vez estão sendo esquecidas pelos órgãos superiores de apoio dês das creches as universidades federais e com isso sem a infraestrutura adequada, aprender nas instituições de ensino está cada vez mais complicado.

Através do levantamento feito nas pesquisas supracitadas, uma das soluções a ser tomada para que a educação no país seja melhorada, seria um salário mais digno e justo para os profissionais da educação. É revoltante saber que os personagens responsáveis pela organização da educação, desviam milhões em verbas destinadas para a melhoria das escolas e do ensino no país e com isso quem é prejudicado não tem culpa nenhuma, apenas sofre as consequências.

Com um ensino digno e de qualidade, a criminalidade iria cair significativamente, pois todos teriam a oportunidade de ter um ensino digno e com isso um trabalho também digno.

Saber que tem crianças que fazem a sua principal refeição na escola é algo que deveria pesar e muito para que a alimentação nas creches municipais e instituições de ensino administrado pela União fossem no mínimo de qualidade, quantidade e variedade boa, todos os alunos merecem ser tratados como ser humano e não como animais.

Problemas Encontrados na Educação Escolar Brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com