TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizacional

Tese: Estrutura organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  2.444 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. A forma como elas são divididas, organizadas e coordenadas, visando o alcance de seus objetivos. O organograma é o gráfico de como é representada essa organização. A estrutura de uma organização depende de suas circunstâncias, condições, como a estratégia, o meio ambiente em que opera sua tecnologia e demais características. Portanto uma estrutura varia de acordo com a necessidade da organização.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ACHATADA OU HORIZONTAL

É uma estratégia que está sendo cada vez mais aplicada pelas organizações pois sua característica marcante é que possui pouco nível de hierárquico tornando mais ágil a troca de informações e a tomada de decisões. As decisões nesta situação geralmente são tomadas em assembleias buscando com que as decisões sejam coletivas sendo decididas através de votação ou assembleia.

Amplitude administrativa esta diretamente ligada ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia, essa amplitude esta relacionada aos níveis hierárquicos de uma organização. Quanto maior a amplitude administrativa menor será a quantidade de níveis hierárquicos da empresa o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Esta estratégia operacional tem como foco desenvolver habilidades, evidenciar as dificuldades e implementar iniciativas contínuas com o objetivo de obter melhoria operacional mercadológica.

Este tipo de amplitude administrativa visa capacitar as empresas para enfrentar o mercado com o objetivo de obter melhorias na prestação serviços, mão de obra, redução de custos e perspectiva econômica conquistando assim sua consistência e durabilidade da marca e melhor desempenho do produto no mercado.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ALTA OU VERTICAL

As organizações altas, também conhecidas por organizações verticalizadas, são caracterizadas por vários níveis administrativos e hierárquicos. A configuração se assemelha a uma pirâmide suas principais características em torno da amplitude de controle são mais estreitas, a carga da supervisão e menor para cada gerente, isto significa maior contato com os subordinados e promove unidades de trabalho com mais produtividade e qualidade.

Há mais oportunidades para promoções, pois existem mais degraus na escala hierárquica. A comunicação é mais lenta e tende a ser mais imprecisa devido aos pontos intermediários na cadeia de comunicação que provocam distorções, as decisões são mais demoradas porque a estrutura alongada requer maior coordenação entre as fronteiras funcionais.

As empresas têm, tradicionalmente, operado através de um top-down, estrutura hierárquica conhecida como uma organização vertical. Uma alternativa é a implementação de uma estrutura organizacional horizontal constituída por camadas menos de gestão e de maior dependência do uso de equipes multifuncionais. Ambos os tipos de estrutura organizacional oferecem uma série de vantagens, bem como desvantagens possível.

Identificação Organização Vertical

A organização vertical normalmente consiste de um presidente ou principal executivo no topo e uma série de vice-presidentes que supervisionam áreas funcionais específicas, tais como marketing, finanças e produção. Como você se move para baixo da cadeia em cada área funcional, o nível de autoridade e responsabilidade diminui.

Vantagens verticais

Organizações verticais fornecer linhas claras de autoridade e um palmo apertado de controle, o que pode levar a alta eficiência operacional. Em geral, a organização é composta de departamentos relativamente pequenos, permitindo que os gestores a acompanhar de perto e controlar as atividades de seus subordinados. Cada camada da organização reporta à uma diretamente acima dele, todo o caminho até a cadeia à gestão de topo, e cada camada tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com