TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizacional, unidades de negócios, produtos e serviços

Projeto de pesquisa: Estrutura organizacional, unidades de negócios, produtos e serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.378 Palavras (22 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO EDUCAÇÃO À DISTANCIA DA UNIVERSIDADE

ANHAGUERA – UNIDERP

CURSOS DE CIÊNCIAS CONTABEIS

POLO PADRÃO

CAMILA GONÇALVES FRANCISCO

DADHIA DE OLIVEIRA REZENDE

GLAURIA NUNES TEODORA

YURI FELIPE CATHCART DE MELLO

ZAIRA ROSA MARTOS

PLANO DE CONTROLADORIA

CAMPO GRANDE/MS

2014

CAMILA GONÇALVES FRANCISCO – RA 304769

DADHIA DE OLIVEIRA REZENDE – RA 304773

GLAURIA NUNES TEODORA - 339995

YURI FELIPE CATHCART DE MELLO – RA 345140

ZAIRA ROSA MARTOS – RA 304789

PLANO DE CONTROLADORIA

Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial da disciplina Controladoria e Sistemas de Informações Contábeis, do Curso de Ciências Contábeis.

CAMPO GRANDE/MS

2014

Sumário

Introdução 15

Visão Geral da Empresa: Missão, Crenças e Valores 20

Entrevista 25

Auditoria 29

Estrutura organizacional, unidades de negócio, produtos e serviços. 35

Departamento Fiscal 37

Departamento Pessoal 40

EVA – Economic Value Added 46

Principais Critérios Para Apurar o Valor da Empresa 64

Potencial de rentabilidade Futura 77

Matriz SWOT 87

Nintendo 87

Balanced Scorecard 98

Gestão de Riscos 107

Demonstração Contábil Ativo e Passivo 110

Alavancagem Operacional, financeira, e Combinada 118

Referencias Bibliográficas 130

Introdução

A Controladoria pode ser definida, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa. Como a Ciência Contábil é a ciência do controle em todos os aspectos temporais - passado, presente, futuro, e como a Ciência Social exige a comunicação deinformação, no caso a econômica, à Controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.

A Contabilidade é considerada a ciência que estuda e enuncia as leis do controle econômico da empresas de todas as classes e deduz as normas oportunas a seguir para que esse controle seja verdadeiramente eficaz, persuasivo e completo. Considerada em sua manifestação prática, é a aplicação ordenada das normas. (Fábio Besta apud D" Amore, p. 51)

Em conceitos práticos dizemos que, para existir controle precisamos de sistemas confiáveis e de pessoas qualificadas, que se adéquam a necessidade de cada organização, evitando informações inexatas, em comparação com o que está fisicamente na organização. Os sistemas homologados são mais recomendados para evitar o descontrole e perda de ativos.

Vamos ver neste trabalho varias ferramentas para acompanhamento de resultado para a melhor tomada de decisão que trará mais rentabilidade para as empresas.

Visão Geral da Empresa: Missão, Crenças e Valores

Declaração de missão da empresa visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio. Ela deve ser breve e reunir em poucas palavras as atividades da empresa, os mercados que quer atingir, os produtos e serviços que quer fornecer à comunidade, de sua diferenciação e o seu papel em relação a seus concorrentes e às principais conquistas que a empresa quer atingir.

A missão de uma empresa resumidamente, visa levar seus produtos ou serviços aos clientes e cada organização com o propósito deatender as necessidades humanas. Em uma empresa que vende Bebidas, sua missão seria, entregar com qualidade, rapidez, para as pessoas que bebem nosso produto, o apreciando em seus momentos de lazer.

As metas correspondem onde a empresa quer chegar, por exemplo: "Queremos ser líder do mercado Nacional".

Os objetivos são demonstrados em números e estão relacionados diretamente com as metas: "Queremos ter 70% do mercado Nacional".

A declaração de valores é um conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independentemente de seu porte. A marca da empresa é apreciada pelos clientes internos e externos (funcionários e Clientes), é um lugar que todos gostariam de trabalhar e onde o seu produto tem aceitação no mercado, em conseqüência os resultados positivos para ambas as partes.

Entrevista

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com