TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalista

Casos: Estruturalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Estruturalista

Com o seu surgimento na década de 50 A Teoria Estruturalista, teve um estudo baseado em uma teoria complexa, na qual busca conciliar e inter-relacionar as organizações com a sociedade, e que segundo Farias (1998), Max Weber foi o primeiro teórico das organizações estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é principalmente estudo da estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores, pois essa teoria busca sistematizar a organização e englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis.

A teoria estruturalista faz um analise de todos os fatores vistos pelas outras teorias, mas com a finalidade de organizar a combinação de fatores concernentes a natureza do homem a partir de um pensamento classificativo. As ideias centrais do estruturalismo são as seguintes: o homem organizacional, na qual, o homem desempenha varias funções, isso dependendo do grupo no qual pertence e a sua organização; a inexistência de harmonia entre patrão e empregados, mas por outro lado são geradores de mudança; utilização de incentivos moral e financeiro.

Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal. Algumas contribuições do estruturalismo foi em seu meio organizacional, que segundo Etzioni, (1980), divide se em três: organização especializada, com atividades de auto nível e com a necessidade de uma especialização de mão-de-obra, a não especializadas as que envolvem atividades de produção de bens; e organização de serviços, a que não possui vinculo com a organização, ou seja, uma tarefa temporária.

Considerações Finais

Foi possível perceber que as abordagens vista neste momento da pesquisa tem um enfoque organizacional de uma forma simples. E seu surgimento opõe-se a outras teorias vista anteriormente e hoje vem sofrendo modificações mais ainda são utilizadas em nosso dia-a-dia, servindo como ferramenta para ajudar na problemática encontrada todos os dias nas empresas de grande e pequeno porte. Ficando clara através de três abordagens, a Humanística, a Neoclássica e a estruturalista que se deve principalmente a necessidade de democratizar e humanizar de uma forma organizada a administração, sempre com confronto com as outras. Na abordagem humanística utilizado no reconhecimento social e da relação humana e comportamental, estabelecendo um melhor rendimento tanto na administração quanto no desempenho da produção. Já na abordagem neoclássica é uma atualização de aspectos políticos da administração, com um formato mais moderno, utilizando da (APO) a administração por objetivo que está sustentada por três pilares: planejamento, organização e o controle. E por fim nas abordagens estruturalistas, busca em seu primeiro ponto uma melhor estrutura de ambiente, depois sistematizar a organização de uma maneira formal e informal no meio de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com