TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudando o status da igualdade racial

Tese: Estudando o status da igualdade racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

1-Pesquise o estatuto da igualdade racial – o que propõe, o que muda com a relação aos negros e indígenas?

Embora a cultura negra esteja fortemente incorporada ao cotidiano brasileiro, a relação com o continente africano não foi continuada. O contato inicial deu-se por meio do tráfico de escravos, e na etapa seguinte, com a escravidão já consolidada na então colônia portuguesa, o distanciamento acentuou-se cada vez mais. Embora a cultura negra esteja fortemente incorporada ao cotidiano brasileiro, a relação com o continente africano não foi continuada. O contato inicial deu-se por meio do tráfico de escravos, e na etapa seguinte, com a escravidão já consolidada na então colônia portuguesa, o distanciamento acentuou-se cada vez mais.

Nas ultimas décadas, a ação dos movimentos sociais, o meio acadêmico e as instancias governamentais têm se engajado no resgate dessa relação, bem como no seu fortalecimento, por meio de ações que completam aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Na América Latina e no Caribe, em um total populacional de pouco mais de 400 milhões, centrados principalmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela. Para efeitos de comparação, vale ressaltar que, nessas mesmas regiões, os indígenas são aproximadamente 40 milhões, distribuídos em diferentes etnias e culturas, com maior predominância na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México.

Esses países são historicamente afligidos pela desigualdade e pelo distanciamento entre brancos e negros no que tange ao acesso a bens e serviços públicos. Com isso negros e indígenas, e em especial as mulheres negras e indígenas, são os mais pobres entre os pobres. Trata- se de parcelas da população permanente relegadas ao segundo plano na vida social, econômica e política dos vários países.

As condições de vida das mulheres apresentam- se como uma das maiores dificuldades identificadas na região. Persistem práticas de discriminação racial e sociocultural que geram condições de extrema pobreza e marginalidade de grandes grupos humanos.

2- O que são ações afirmativas? Cite exemplos.

Bom, a política de cotas e as ações afirmativas dessa derivada seguem o seguinte pressuposto - os negros foram vitimados histórica , econômica e socialmente no passado por sistemas escravistas adotados por nosso país no tempo da colonização e do Império; assim, segue-se a conjectura que essa vitimização histórica tornou-se a marginalização atual da etnia negra; portanto, é necessário "tratar desigualmente os desiguais" para que esse quadro se reverta. Entretanto, não vejo nessas políticas de favorecimento à etnia negra (veja que eu não utilizo o termo "raça" para designar brancos e negros, posto que essa denominação é falaciosa, em termos científicos) vá surtir os efeitos almejados pelos nossos legisladores, vejo essa medida como sendo paliativa e que pode acirrar as conturbações entre etnias no país altamente miscigenado como o nosso, o que certamente torna o cenário social entre brancos e negros perigoso, sobretudo nas camadas mais pobres, algo que ao meu ver é inédito, visto que o nosso país se identifica pela diferença étnica e não se pauta, majoritariamente, por relações de racismo entre os integrantes de nossa cultura tão peculiar. Na verdade, a solução para corrigir o déficit de estudantes negros no ensino superior é melhorar e democratizar o ensino público do Brasil, onde se concentra a maior parte dos negros que não veem o acesso ao ensino superior como uma perspectiva plausível considerando a situação socioeconômica dessas pessoas. O acesso ao ensino superior deve ser pautado na meritocracia, mas isso subjaz na igualdade de condições acadêmicas, algo que é inverificável em nossa sociedade. Enquanto os governantes não focarem em resolver os problemas e sim em maquiá-los, não teremos uma resposta razoável de nossa sociedade em relação à desigualdade social presente em todo contingente populacional brasileiro. Ações afirmativas são políticas focais que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão sócio - econômica no passado ou no presente. Trata-se de medidas que têm como objetivo combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.

Entre as medidas que podemos classificar como ações afirmativas podemos mencionar : incremento da contratação e promoção de membros de grupos discriminados no emprego e na educação por via de metas, cotas, bônus ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com