TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil e praticas promotoras da igualdade racial

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  2.006 Visualizações

Página 1 de 2

Tivemos como base no livro cujo tema apresentou-se como: Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial que apresentam experiências desenvolvidas em duas unidades educativas .

Essas ações foram realizadas por formadores com ampla experiência em Educação Infantil e por meio de estudos relativos á questão racial.

O racismo está presente em diversos ambientes sociais dos quais se destaca a escola, espaço marcado por distintos mecanismos discriminatórios especialmente por meio da ação ou omissão de profissionais que nele atuam dos quais se destacam os/as gestores/as educacionais, que são os/as condutores/as dos processos que direcionam o modelo de educação a ser adotado e desenham os saberes e ideologias transmitidos. Nesse contexto, os instrumentos de gestão Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar são nesta produção apresentados como meios facilitadores da implementação de ações de combate à exclusão e promotoras da igualdade racial.

O livro nos retrata tais temas como:

Gestão, Organização dos espaços, materias e tempos para apoiar as práticas promotoras da igualdade racial , experiências de aprendizagem na Educação Infantil, a importância do diálogo entre o educador e o ''ser educado'' entre outros temas abordado no mesmo.

O livro tem como objetivo retratar e explorar a importância do planejamento e desenvolvimento de boas práticas para a igualdade racial acerca de propostas pedagógicas que contemplem dois eixos: identidade afro-brasileira e patrimônio cultural.

É de suma importância também darmos ênfase a outras ações importantes como:

Documentos oficiais, por exemplo as Diretrizes Curriculares , Nacionais para a Educação Infantil , a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assim como ler documentos orientadores como Referências Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e outros documentos e experiências que tratam da igualdade racial na Educação Infantil.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com