TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Coca Cola

Artigos Científicos: Estudo Coca Cola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Coca-Cola – De elixir a ícone da América 4

3 PARTE I – EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO 5

3.1 Teoria Neoclássica 5

3.2 Gestão pela qualidade total 6

4 PARTE II – EMBASAMENTO MATEMÁTICO 8

5 EMBASAMENTO ECONÔMICO 9

5.1 Estrutura de Mercado 9

5.2 Marketing da Coca-Cola 9

5.3 Concorrentes Locais 10

6 PARTE IV – EMBASAMENTO CONTÁBIL 11

7 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

No contexto onde as organizações estão inseridas, com transformações intrínsecas no mercado, há uma busca incessante por instrumentos que possam aperfeiçoar processos, elevar a competitividade e a flexibilidade das organizações. O estudo de caso apresentado a seguir procura compreender de que forma a Coca-Cola se mantém líder no mercado e quais as práticas que favorecem a venda de produtos e serviços que estejam de acordo com as necessidades e desejos dos clientes, em como que estás práticas e processos estejam congruentes com as metas e objetivos da empresa.

De forma mais especifica pretende-se dissertar sobre questões como: estrutura de marketing, cultura organizacional da empresa e a reestruturações da identidade visual da marca. E de acordo com informações coletadas localmente, além do histórico da empresa, analisaremos quais os pontos positivos e negativos do formato implantado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 COCA-COLA – DE ELIXIR A ÍCONE DA AMÉRICA

Tudo começou em uma tarde quente de 1886 quando John Styth Pemberton, um farmacêutico da cidade de Atlanta, criou uma bebida, a qual batizou de “tônico para o cérebro”, que se tornaria um grande símbolo americano no mundo. Da mesma forma que outros inventos mudaram a história, a criação de Pemberton foi motivada pela simples curiosidade.

A farmácia colocou o copo do produto à venda por US$ 0.05. Frank Mason Robinson, contador de Pemberton, batizou a bebida de COCA-COLA, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito praticamente da mesma maneira. A princípio, o concentrado era acondicionado em pequenos barris de madeira na cor vermelha. Por isso, a cor foi adotada como oficial da marca.

A empresa cresceu rapidamente e se expandiu por todo território americano, atravessando fronteiras, com seus produtos chegando a Cuba (1906), Panamá, Canadá, Porto Rico, França e outros países.

Mas foi durante a administração de Woodruff, durante os anos 60 que a marca se consolidou, garantindo a liderança do produto em todo o mundo. Verdadeiro gênio do marketing vislumbrou muitas oportunidades de expansão, conquistando novos mercados com campanhas publicitárias inovadoras: a COCA-COLA viajou com a equipe americana para as Olimpíadas de Amsterdã (em 1928); seu logotipo foi estampado nos trenós de corridas de cachorro no Canadá e nas paredes das arenas de touros, na Espanha.

E a excelência se perpetuou até os dias atuais, ainda que mergulhada em um mercado bastante competitivo. E tudo isso só foi possível, pela fidelização promovida entre a empresa e seus consumidores.

3 PARTE I – EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO

Questão 1)

O livro “50 empresas que mudaram o mundo”, escrito por Howard Rothman, explicitou no texto “ The Coca-Cola Company”, que está inserido na obra, todo o histórico da empresa e principalmente as diversas formas de administrar que foram implantadas por diferentes gestores da organização. E através da leitura e pesquisas feitas na internet, foi possível constatar que o modelo estabelecido pela Companhia nos seus primórdios, foi a Teoria neoclássica. OK

Características administrativas como: mudança do poder para as mãos dos administradores locais, reestruturação organizacional para enquadramento no novo contexto social que expandia, flexibilidade que objetivava a maior eficiência da instituição. Foram pontos fundamentais para está conclusão.

3.1 TEORIA NEOCLÁSSICA

A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de utilizar os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos do pioneirismo e condensando-os com outros conceitos válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas mais recentes; surgiu com o crescimento exagerado das organizações.

As principais características são:

- Ênfase na prática da administração:

• Busca pelo pragmatismo e resultados concretos;

• Conceitos formulados de maneira utilizável;

• Foco na ação administrativa.

- Reafirmação dos postulados clássicos

• Reação às ciências comportamentais;

• Retomada do legado da Teoria Clássica;

• Realinhamento das estruturas de organização, tipo linear, funcional, autoridade, etc.

- Ênfase nos princípios gerais da administração

• Normas de comportamento administrativo;

• “Leis” científicas dos clássicos para busca de soluções administrativas práticas;

• Volta dos princípios gerais de planejar, organizar, dirigir e controlar.

- Ênfase nos objetivos e nos resultados

• Premissa de que a organização existe para atingir objetivos e alcançar resultados;

• Busca de operação eficiente.

- Ecletismo nos conceitos

• Embora se baseie na Teoria Clássica, os autores absorvem o conteúdo de teorias recentes.

Questão 2)

Nem tão doce, mas com todo o gás, é assim que podemos definir as acirradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com