TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo Sobre A Coca-Cola

Artigos Científicos: Um Estudo Sobre A Coca-Cola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  1.901 Visualizações

Página 1 de 8

1) Relacione os conceitos aprendidos na disciplina com o vídeo da Coca-Cola.

A necessidade de implantação de sistemas na organização é primordial para que a Coca-Cola tenha o seu ciclo de produção correto. A operação é toda voltada para a geração de bens puros.

Na empresa em questão há uma grande organização e controle da produção e cada etapa do produto é feita de forma continua, desde a matéria-prima até o seu formato final onde ele é entregue ao cliente.

Na Coca-Cola temos uma organização manufatureira, onde os bens são tangíveis e não duráveis; a qualidade e a quantidade dos produtos são facilmente medidas e os resultados padronizados. No processo de produção o contato com o consumidor é mínimo e a localização das fábricas não é de grande importância para o sucesso do produto final.

A conversão dos insumos em bens é muito bem elaborada na organização, evitando gastos e desperdícios desnecessários, o que torna o produto final consumível e com a qualidade exigida por cada região. São exigidas eficácia e eficiência na produção para que seu processo produtivo seja feito adequadamente e seu segredo nunca vaze.

Os objetivos da organização são bem alinhados para que, a Coca-Cola – já estabilizada no mercado – permaneça em sua posição e não sofra com os mercados competidores.

A Coca Cola, possui grande tecnologia para sua produção para assim satisfazer as necessidades dos consumidores do mundo todo. O processo de transformação é muito bem definido, com pouca mão de obra e muito maquinário. Sua fórmula secreta é enviada em garrafões para que o produto final possa ser feito e enviado ao cliente. Possui dimensões de volume, visibilidade e velocidade para atender a população mundial, bem como prioridades competitivas como confiabilidade e qualidade.

2) Analisar as vantagens competitivas observadas na gestão de operações da fábrica da Coca-Cola.

Sabe-se que a coca-cola é uma empresa que se tornou líder de vendas a nível mundial. Crescemos assistindo comerciais da Coca-Cola nas redes de televisão, comerciais com grande poder persuasivo, incentivando o consumo da bebida assimilando-a ao bem estar e a felicidade.

A comunicação da Coca-Cola é única, ela transmite com clareza e ao mesmo tempo com simplicidade tudo que o consumidor precisa saber, e com uma facilidade extraordinária consegue atingir todos os públicos, todas as classes sociais; ela sabe o ponto fraco de cada consumidor.

Sabe-se que nenhuma empresa consegue alcançar o sucesso por acaso, por trás de toda essa conquista gloriosa existe muito trabalho, muito esforço, e é nesse ponto que entra a questão relevante deste trabalho, quais as vantagens competitivas que a empresa tem usado para se manter e ser o grande sucesso que é a Coca-Cola.

A empresa em questão conta a flexibilidade que é definida como a capacidade de variar, ser versátil frente às novas condições a serem enfrentadas. Conforme Slack (2009), flexibilidade corresponde à capacidade que a empresa tem de alterar a operação de alguma forma.

No início da produção comercial da Coca-Cola, o consumidor era convidado a experimentar a Coca-Cola, com a distribuição de cupons que poderiam ser trocados por um copo de Coca-Cola. Posteriormente, com o envase da Coca-Cola em garrafas e não somente em copos, o produto pode ser entregue ao cliente em sua casa. Surge então a distribuição da Coca-Cola a bebida onipresente, estando à disposição para consumo em qualquer momento e local, seja em casa, em um ponto de venda ou posto de gasolina, tornando-se parte da vida das pessoas.

Em relação à distribuição, o produto era distribuído em embalagens de 6 garrafas pequenas, vendidas em conjunto. Com o aumento de consumo da Coca-Cola, a empresa resolveu vender o produto em três embalagens distintas, que variavam em tamanho. Tal forma facilitava a distribuição e a compra, por abranger um número maior de consumidores e sanar diferentes necessidades de consumo da bebida. A partir daí, a Coca-Cola passou a ser distribuída por todo o mundo e tornou-se uma bebida global.

As fábricas encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do mundo e garantem o abastecimento a diferentes pontos de venda. O objetivo é deixar a Coca-Cola sempre a um braço do desejo do consumidor, sendo um produto de alta conveniência para o consumidor final. Para tanto, a distribuição intensiva permite alcançar o maior número possível de consumidores, não tendo, portanto, um nicho específico de mercado.

Sabemos que a empresa pode competir pela qualidade dos produtos oferecidos e que os produtos de alta qualidade garantem maior satisfação do consumidor e permitem diferenciação da empresa diante de seus concorrentes, por isso os produtos coca-cola garantem um alto padrão de qualidade. Os consumidores de todo o mundo confiam na segurança inquestionável e na qualidade de todos os produtos Coca-Cola.

No sistema Coca-Cola a qualidade e a segurança alimentar são a pedra angular do êxito, porque são parte integral do legado e um reflexo fiel do lema “produto perfeito, de confiança em qualquer parte”, então a implementação de processos que garantem a qualidade e a segurança alimentar dessas bebidas é uma das prioridades fundamentais.

Por conseguinte, a Coca-Cola tem implantado o Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com os requisitos da norma internacional ISO 9001 e Sistema de Gestão da Segurança Alimentar de acordo com a norma ISO 22.000, complementada com a PAS 220 (Public Available Specification) em todos os seus centros de produção.

Os referidos sistemas aplicam-se através de procedimentos e programas que permitem controlar todos os nossos processos desde a recepção das matérias-primas até à distribuição desses produtos.

Para além do mencionado, o sistema Coca-Cola rege-se pelo Coca-Cola Operating Requirements (KORE), um exigente programa concebido especificamente para esta atividade, que incorpora normas e requisitos que vão além das certificações ISO. Todos estes sistemas não apenas garante os máximos padrões de qualidade e segurança alimentar durante a produção das bebidas, como também nas áreas de distribuição e mercado, serviço técnico de frio, meio ambiente e prevenção de riscos laborais.

Entretanto a empresa pode competir desenvolvendo relações sustentáveis com seus clientes. No que tange a confiabilidade, a empresa busca constantemente fazer as coisas de acordo com as expectativas dos clientes e com pontualidade evitando cancelamentos e atrasos. A Coca-Cola deu mais vida aos processos de negócios ao modernizar as ferramentas de comunicação para melhorar o dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com