TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Biodiversidade Do Solo

Trabalho Escolar: Estudo Da Biodiversidade Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 9

Figura 5.1- Análise de componentes principais (ACP) da densidade da macrofauna do solo em quatro localidades da região centro-sul do Paraná (março, 2004). Ac: Archaeognatha; Ar: Araneae; Bl: Blattodea; Ch: Chilopoda; Co: Coleoptera; Cs:casulo de Oligochaeta; De: Dermaptera; Di: Diplopoda; Dp: Diplura; Dt: Diptera; En: Enchytraeidae; Fo: Formicidae; Ga: Gastropoda; He: Heteroptera; Ho: Homoptera; Hy: Hymenoptera; Is: Isopoda; It: Isoptera; LC: Larva de Coleoptera; LD: Larva de diptera; Le: Lepidoptera; LF: Larva de Formicidae; L: Larva de Lepidoptera; Ol: Oligochaeta; Op: Opilionida; Or: Orthoptera; Pd: Pseudoscorpionida; Ps: Psocoptera; Tp: Thysanoptera. As siglas SAV, CAV e M correspondem aos manejos sem e com adubo verde de verão e mata, respectivamente. As unidades rurais estão representadas por RA: Rio Azul, PV: Porto Vitória, B: Bituruna e I: Irantizinho.

02-BiodiversidadeA(5-6-7) 12/18/07 7:18 PM Page 153

Com a redução de recursos e refúgios, alguns grupos da macrofauna podem ocupar os nichos disponibilizados, se estabelecer eficientemente e dominar a comunidade. Dentre esses destacam-se os insetos sociais, especialmente as formigas (Formicidae) e cupins (Isoptera) nas pastagens do Cerrado (Benito et al.,2004; Silva et al.,2006b). Os insetos sociais ocorrem nas áreas de mata e com o desmatamento mantêm uma população mais especializada (Constantino & Acioli, 2005). A dominância dos cupinzeiros como exemplificado na figura 5.2(ver encarte colorido) é a maior evidência da degradação de uma pastagem. O sucesso dos cupins na ocupação desses ambientes parece estar relacionado à simbiose que realizam com bactérias fixadores de nitrogênio e com protozoários que degradam a celulose, permitindo que utilizem com eficiência a energia e nutrientes das raízes em decomposição.

A pastagem contínua pode levar também a maior incidência de insetos fitófagos, como os conhecidos por “percevejos castanhos”, pertencentes à ordem Heteroptera (Tabela 5.2) e a várias espécies da família Cydnidae. Embora esse percevejo, na década de 50, não fosse considerado praga de importância econômica, vem causando muitos prejuízos em pastagens e culturas anuais, especialmente na Região

[ 154|A.M. DE AQUINO et al.| 02-BiodiversidadeA(5-6-7) 12/18/07 7:18 PM Page 154

Centro-Oeste do país (Nardi, 2005). Na busca por sistemas produtivos com menor impacto ao ambiente, o sistema integração lavoura-pecuária tem sido investigado como alternativa à pastagem contínua, levando dentre outros a menor incidência desse inseto (Tabela 5.2).

Vários trabalhos em áreas com pastagens contínuas com cobertura de Brachiaria,

Marandu, Mimosae outras espécies têm demonstrado menores valores de riqueza de grupos (Dias et al., 2007, Silva et al., 2004 e Borges et al., 2006), possivelmente em decorrência ao monocultivo (Baretta et al, 2003,); mas quando usado um sistema silvipastoril, onde ocorre integração da lavoura e pecuária com uma rotação e/ou sucessão de cultivos, a diversidade da fauna é favorecida, e a riqueza aumenta, variando de 13 a 18 grupos, e a densidade pode atingir 30 indivíduos por metro quadrado ou mais (Dias et al., 2006 e Silva et al., 2006b) (Tabela 5.3).

O manejo orgânico privilegia práticas que garantam um fornecimento constante de matéria orgânica fundamental para a construção da fertilidade do solo em seu sentido mais amplo. Ou seja, maneja-se o solo para estimular as atividades biológicas para que cresçam plantas bem nutridas que forneçam alimentos balanceados e saudáveis. Procura-se priorizar o uso de recursos naturais renováveis, localmente disponíveis, diminuir a dependência do produtor por insumos externos e poupar recursos naturais não-renováveis. Nesse contexto, o processo biológico de fixação de N2é a fonte primordial de N, promovendo elevada atividade da macrofauna, especialmente de minhocas (Merlim et al., 2005). Embora o aumento da densida- de das minhocas seja desejável pela influência positiva sobre as propriedades do solo, deve ser levada em consideração a dominância da éspecie Pontoscolex corethrurusnas áreas manejadas (Merlim et al.,2005). A atividade exclusiva dessa espécie pode provocar severa compactação do solo (Alegre et al., 1996). Esse efeito, inclusive, poderia ser mais acentuado sob manejo orgânico, em que os coprólitos são mais estáveis e mais resistentes à desagregação. No entanto, diferente das condições encontradas por Alegre et al.(1996), o manejo orgânico leva à diversidade de outros grupos, inclusive os considerados descompactantes.

Alguns estudos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo demonstram uma variação na riqueza de grupos com valores em média de 4 a 7 grupos e densidades de 500 a 700 indivíduos por metro quadrado (Nogueira, 2006; Pimentel et al., 2006; e Uzêda et al.2003). Esses valores são diferentes dos encontrados por

[ 156|A.M. DE AQUINO et al.| 02-BiodiversidadeA(5-6-7) 12/18/07 7:18 PM Page 156

[ 158|A.M. DE AQUINO et al.| 02-BiodiversidadeA(5-6-7) 12/18/07 7:18 PM Page 158

[ 160|A.M. DE AQUINO et al.| 02-BiodiversidadeA(5-6-7) 12/18/07 7:18 PM Page 160

Merlin et al., (2005), que observaram densidade de até 2700 indivíduos por metro quadrado; essa diferença pode estar relacionada com os diferentes tipos de cobertura do solo, o que proporciona variedade na oferta de alimento para a fauna edáfica.

Uma das tecnologias que atualmente vem sendo utilizada pelos produtores e que ameniza os problemas de degradação dos recursos naturais é o plantio direto. Atualmente, esse sistema assume uma visão integrada envolvendo a combinação de práticas culturais ou biológicas destinadas à adubação verde para a formação de coberturas de solo; a manutenção dos resíduos culturais na superfície do solo; a adoção de métodos integrados de controle de plantas daninhas, por meio da utilização da cobertura do solo e herbicidas; e o não-revolvimento do solo, exceto no sulco da semeadura. Nesse sistema, a macrofauna em um Latossolo, tanto nas condições climáticas do Cerrado (Silva et al., 2006b), quanto da Mata Atlântica (Rodrigues et al., 2006) é mais diversa que o sistema convencional. Por outro lado, observa-se na figura 5.3, obtida de resultados referentes a duas safras de verão e duas de inverno, que a riqueza de grupos ainda é superior nas áreas de matas, em decorrência de ser um ambiente mais favorável em termos de variedades de microhábitats e oferta de recursos.

b c c

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com