TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Estrutura De Saneamento básico Em Pará De Minas- MG

Artigos Científicos: Estudo Da Estrutura De Saneamento básico Em Pará De Minas- MG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O trabalho consiste em uma pesquisa realizada para analisar as condições de saneamento básico no município de Pará de Minas/MG – atividades relacionadas com o abastecimento de àgua potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, reciclagem. Essas medidas de saneamento possibilitam melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças, garantem também a preservação do meio ambiente quando bem resolvidos. Estudamos também a problemática envolvida entre Prefeitura, departamentos responsáveis, empresas e população – que tem um importante papel nesse âmbito.

O trabalho Saneamento básico de Pará de Minas está estruturado de acordo com os temas:

• Água: abastecimento; tratamento;

• Esgoto: coleta; tratamento;

• Coleta de lixo: destino; coleta; responsabilidade; reciclagem.

A cidade

Pará de Minas é uma cidade mineira que fica a 73 km da capital Belo Horizonte, tem uma população de 85.908 habitantes e uma área de 551 km². A cidade se destaca como a capital do frango e do suíno aonde apresenta grande produção destes. O aumento da população no município acarreta uma série de medidas a serem tomadas quanto à estrutura, saneamento.

Aumento da população 1991 a 2010:

Fonte: Contagem Populacional (IBGE)

A água

O abastecimento de água na cidade é de responsabilidade da empresa Copasa, bem como a capitação, tratamento e distribuição – todo o processo.

Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais

Endereço: Rua Maestro Espíndola, 270 - Nossa Senhora das Graças - Pará de Minas, MG

Em Pará de Minas, a água é captada superficialmente nos mananciais Paciência, Paivas - Ribeirão Bom Sucesso e Córrego Militão, que ficam nas proximidades do perímetro urbano. Depois de captada, por gravidade ou bombeamento essa água é levada para a Estação de Tratamento, onde será tratada e apresentará condições de ser usada – potável.

Na estação de tratamento, após a captação segue o processo:

Bombeamento – casa de química – coagulação – floculação – decantação – filtração – cloração – fluoretação – reservatório – distribuição

•Oxidação

O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentam dissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento.

•Coagulação

A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado.

•Floculação

Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência.

•Decantação

Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques.

•Filtração

A água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação.Por isso, ela precisa passar por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retêm a sujeira ainda restante.

•Desinfecção

A água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro.Este elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.

•Correção de Ph

Para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, a água recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH.

•Fluoretação

Finalmente a água é fluoretada, em atendimento à Portaria do Ministério da Saúde.Consiste na aplicação de uma dosagem de composto de flúor (ácido fluossilícico).Reduz a incidência da cárie dentária, especialmente no período de formação dos dentes, que vai da gestação até a idade de 15 anos.

No município a Copasa junto à Prefeitura realizam campanhas educativas de conscientização quanto ao uso e cuidados com a água. São organizadas palestras, visitas e disponibilizado material gráfico – cartilhas, revistas; a fim de dinamizar a informação para a população.

1 – Cartilha do Programa de Educação Ambiental

2 – Família Chuá – “Cuidando da água, cuidando da vida”

3 – Se liga – Água, Meio Ambiente e Esgoto

E a Prefeitura também realiza alguns programas de consciência ambiental:

Rede de esgoto

Coleta, tratamento e lançamento do efluente tratado

Em Pará de Minas o processo de coleta e tratamento de esgoto é também de responsabilidade da Copasa. A Estação de Tratamento (ETE) fica localizada na entrada de Limas do Pará – zona rural de Pará de Minas, onde o esgoto é tratado antes de ser devolvido ao Ribeirão Paciência – um processo que também ocorre na natureza, mas num tempo mais rápido.

O esgoto tratado reduz a incidência de doenças causadas pelas águas contaminadas, reduz a mortalidade infantil, diminui o êxodo rural, melhora a qualidade dos alimentos produzidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com