TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Grupo E Comunidade

Dissertações: Estudo De Caso Grupo E Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso, grupo e comunidade

O serviço social organizou sua metodologia atuando por meio de três métodos que são:

o serviço social de caso foram desenvolvidas técnicas importadas dos estados unidos, quem predominava era a igreja católica, e essas técnicas eram feitas com objetivo moral,era ultilizada uma abordagem individual como uma maneira de identificar problemas, para que a partir daí pudesse ser feito um planejamento como auxilio para a solução do problema.

Abaixo alguns exemplos de técnicas que podem ser aplicadas ao serviço social de caso:

• Técnica da manipulação do ambiente

• Tecnica de relação de apoio

• Técnica da clarificação do problema

• Técnica de interpretação

• Técnica de entrevista.

O Serviço Social de Grupo: Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas , nesse grupo o individuo procura se adaptar a si mesmo e aos outros com base na amizade e identidade de interesses, uma das finalidades do serviço social de grupo é o desenvolvimento do individuo por meio desse grupo, assim se expandindo socialmente,superando sua dificuldade de adaptação podendo assim ver o problema com mais clareza, contribuindo de forma positiva para o grupo em que vive.

O Serviço Social de Comunidade: Mantém o entrosamento das instituições da área, tendo em vista o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes. Objetivava o ajustamento social do individuo ao mesmo tempo em que se realizava um trabalho assistencial.

O estudo de serviço social de caso, grupo e comunidade, estão ligados, um ao outro, e são usados até os dias atuais embora alguns detalhes tenham mudado são usados como métodos que auxiliam o assistente social no desempenho de sua função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com