TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Grupo Pão De Açucar

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso Grupo Pão De Açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo de Caso 5

Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar - GPA)

O Fundo de PrivateEquityBlackwolf esta em busca de oportunidades de negócio no setor de varejo na América Latina.

Para tanto o referido fundo contratou os alunos do MBA GFCA da FGV para analisar a Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar - GPA).

Considerando a Planilha de Análise, as apresentações ao mercado, demonstrações contábeis e o Formulário de Referência, responda de forma clara, concisa e objetiva as questões abaixo:

1. Quais os principais fatores de risco da companhia?

4.1 - Descrições dos fatores de risco

(a) à Companhia

• Podemos não conseguir integrar e captar sinergias das empresas adquiridas

• É possível que não consigamos renovar ou manter os contratos de locação das nossas lojas sobcondições aceitáveis ou de nenhuma maneira

• Enfrentamos riscos relacionados aos nossos centros de distribuição (Aproximadamente 85% de nossos produtos são distribuídos por meio de nossos 55 centros de. Se a operação normal de um desses centros de distribuição for afetada negativamente por fatores que vão além de nosso controle, e caso não haja outro centro de distribuição capaz de atender à demanda da região afetada, a distribuição dos produtos destinados às lojas abastecidas pelo referido centro de distribuição afetado será prejudicada. Nossa estratégia de crescimento inclui a abertura de novas lojas que podem exigir a abertura denovos centros de distribuição, ou expansão de nossos centros de distribuição existentes p. Nossas operações podem ser afetadasnegativamente caso não possamos abrir/ampliar estes centros de distribuição).

• Violações de segurança de nossos sistemas computadorizados por terceiros podem causar adivulgação não autorizada de informações dos consumidores (Violações de segurança de nossossistemas computadorizados por terceiros e a divulgação não autorizada ou uso de informaçõesconfidenciais de nossos clientes podem nos expor a demandas por uso fraudulento dessasinformações, perda da reputação e demandas judiciais com passivo potencialmente elevado, oque pode nos afetar adversamente).

• Dependemos do sistema de transporte e da infraestrutura para entregar nossos produtos emnossas lojas (O sistema de transporte e a infraestruturano Brasil são pouco desenvolvidos e necessitam de investimentos consideráveis para quepossam atuar de forma eficiente e atender nossas necessidades comerciais).

(b) aos controladores, diretos e indiretos, da Companhia, ou seu grupo de controle

• Nosso acionista controlador tem autoridade para direcionar nossos negócios.(Nosso acionista controlador pode prevalecer sobrenossos outros acionistas ou detentores de ADSs.)

(c) aos acionistas da Companhia

• Poderemos precisar de capital adicional no futuro, a ser obtido mediante a emissão de valoresmobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação dos nossos acionistas emnosso capital social.

• Os titulares das ADSs e de nossas ações preferenciais podem não receber dividendos (O lucro ajustado pode ser utilizado paraabsorver prejuízos ou apropriado de outra forma, conforme permitido pela Lei das Sociedadespor Ações, e pode não estar disponível para distribuição a título de dividendos)

• A volatilidade e falta de liquidez dos mercados de valores mobiliários podem limitarsubstancialmente sua capacidade de vender as ações preferenciais no valor e períododesejados.

• Se o investidor trocar as ADSs por ações preferenciais, em decorrência da regulamentaçãobrasileira, o investidor corre o risco de perder a capacidade de enviar moeda estrangeira parao exterior.

• É possível que o investidor não consiga exercer os direitos de preferência com relação às açõespreferenciais subjacentes às ADSs

(d) às controladas e coligadas da Companhia

• Pertencemos a um grupo econômico no qual participam outras sociedades operacionais quesão ou poderão ser parte em processos judiciais nos quais poderemos ser solidária ousubsidiariamente responsáveis.

• Parte de nossa receita é decorrente do resultado operacional de nossas sociedadescontroladasNossa Companhia detém participação em diversas sociedades operacionais. (Dessa forma, parte de nossoresultado decorre do resultado de referidas sociedades controladas. O resultado nãosatisfatório de referidas sociedades controladas poderá afetar adversamente o nossoresultado).

(e) aos clientes da Companhia

• Estamos expostos aos riscos relativos a empréstimos e financiamento ao cliente.

• Podemos ser responsabilizados por incidentes com consumidores relacionados a reaçõesadversas após o consumo de produtos

(f) ao setor varejista

• Enfrentamos concorrência significativa, o que pode afetar negativamente nosso mercado e nosso lucro líquido.

• O segmento varejista é sensível às reduções do poder de compra do consumidor e cicloseconômicos desfavoráveis.

• É possível que não nos adaptemos às mudanças de hábito do consumidor.

(g) à regulamentação dos setores em que a Companhia atua

• Estamos sujeitos a leis e regras ambientais. (O não cumprimento das referidas leis eregulamentos poderá nos expor a sanções administrativas e criminais, além da obrigação dereparar ou indenizar terceiros pelos danos causados. Não podemos assegurar que essas leis eregulamentos não se tornarão mais estritos. Nesse caso, talvez sejamos obrigados a aumentar,talvez significativamente, nossos investimentos e custos visando cumprir as referidas leis eregulamentos ambientais).

• Instituições financeiras no Brasil, incluindo a FIC, estão sujeitas à mudança de regulamentaçãopelo Banco Central.( As normas do governo brasileiro e suas intervenções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com