TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Grupo E Comunidade

Trabalho Universitário: Estudo De Caso Grupo E Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE CURSOS LIVRES ADONAI-ICLA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTORICOS, TEORICOS E METÓDOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I.

PROFESSORA ORIENTADORA: DANUBIA AIRES

MACKSUELY FRÓES PIRES

QUESTIONARIO: Trabalho de Reposição da 1ª Nota.

Central do Maranhão

2015

QUESTIONARIO: Trabalho de Reposição da 1ª Nota.

1º Qual a contextualização histórica do surgimento do serviço social no Brasil?

O Serviço Social no Brasil deu-se no decorrer de um processo histórico, o desenvolvimento do capitalismo, iniciado a partir dos anos 1920 a 1930. No país a base da economia era a Agricultura, com a chegada da industrialização houve mudanças no sistema econômico, que passou de agrário-comercial para industrial, produzindo assim profundas mudanças Sociais.

O crescimento Industrial desencadeou a migração das pessoas que antes viviam no campo para as cidades e em busca de trabalho e desenvolvimento material, com o aumento do proletariado foi desencadeando assim muitas desigualdades sociais, havendo a necessidade de uma política de controle que absorvesse esse segmento.

2º Por quais motivos as décadas de 40 e 50 são consideradas significativas para a institucionalização do serviço social?

Embora sob um posicionamento Humanista e conservador influenciado pela igreja católica o serviço de assistencialismo já vinha sendo desenvolvido anteriormente, foi a partir da década de 40 que ocorreu o processo de profissionalização e legitimação do serviço social. A profissão é reconhecida legalmente como profissão liberal pelo ministério do trabalho em 19 de abril de 1949.

3º Mary Elly Richemond teve papel fundamental na institucionalização do serviço social, implantando os métodos de S.S. de Caso, Grupo e Comunidade. Fale do serviço social de Caso.

Pode-se dizer que, caso social é um ‘fato humano cotidiano e real’ no qual sempre existem fatores econômicos, físicos, mentais, emocionais e sociais, que atuam em maior ou menor intensidade na vida de um individuo. No Serviço Social de Casos, a pessoa é estimulado a participar do estudo de sua situação, a compreeder seus problemas, nos planos a serem feitos e no esforço para resolver sua situação, usando seus próprios recursos e os da comunidade que lhe sejam necessários ou favoráveis a seu caso.

O metodo do Serviço Social com Casos desencadeia, na pratica um processo no qual envolve cinco momentos:

1º Indagação( coletar dados para o estudo posterior).

2º Estudo(com base no dados coletados estudar o caso e diagnosticar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com