TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Artigo: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

# Questão 01

A partir da análise dos textos acima, redija um texto dissertativo abordando o surgimento das redes sociais e a importância da compreensão do poder das redes descentralizadas no exercício da democracia.

Uma nova sociedade, onde a tecnologia predomina e facilita as relações sócio-cultural-econômicas, caracterizada pela capacidade de se obter qualquer informação, em qualquer momento, em qualquer lugar, onde o conhecimento é fundamental e deve ser cada vez mais compartilhado. Esta sociedade denominada por muitos de Sociedade da Informação, embora o termo seja ideológico e impreciso, também recebe outras denominações, como: Sociedade do Conhecimento, Sociedade do Saber, Nova economia, Cibe cultura, Sociedade Digital, Sociedade Contemporânea, Sociedade em Rede entre outros. Não importa o nome, o que importa é entender sua formação. Para efeito de nossos estudos utilizaremos a expressão “Sociedade da Informação”. A origem do termo se deu no Japão por volta dos anos 60 sendo fundamentado na Globalização Neoliberal e baseia-se nos novos aspectos sócio-culturais-econômicos impulsionados pela tendência tecnológica dos anos 70 entre informática, telecomunicações e outros setores produtivos. É consequente da aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento. Informação e conhecimento são assim elementos chaves na sociedade atual e embora importantes nas sociedades que se antecedem tornam-se aqui fatores primordiais, essenciais e decisivos por serem recursos intangíveis, não esgotáveis e não deterioráveis. A Sociedade da Informação vêm se formando devido à reestruturação capitalista que originou um novo sistema econômico e tecnológico conhecido como Capitalismo Informacional. Nesta fase capitalista as informações e as ideias deverão circular de forma rápida. E a Internet é a rede de comunicação que permite essa veiculação quase que instantânea. O mundo está em constante transformação, e neste momento em que vivemos, as transformações estão baseadas nas tecnologias de informação e comunicação (TICs), que fornecem elementos necessários para a construção desta nova sociedade. A tecnologia é necessária para facilitar as relações sócio-cultural-econômicas e trazer soluções a problemas complexos em várias áreas do conhecimento. Porém, ela não determina a Sociedade. A sociedade que dá forma à tecnologia. Sendo assim, o homem nunca será dominado pela tecnologia como muitos leigos pensam. Neste contexto o rumo do desenvolvimento é determinado pelas revoluções tecnológicas pondo fim aos conflitos sociais, que estão presentes desde as sociedades que antecedem a Sociedade da Informação.

# Questão 02

Considerando a citação de Fava:

“O conhecimento e as novas tecnologias, com a sua penetrabilidade, têm destruído os antigos limites entre os setores, atividades e critérios gerenciais. Pode-se, finalmente, derrubar as barreiras entre estudo, trabalho e lazer”.

O trecho citado de Fava (2011) aborda o uso das tecnologias no ambiente de ensino formal. É possível transferir este conceito para o exemplo das hortas urbanas? Justifique sua resposta.

A HORTA URBANA é mais que só Hortas são tecnologias adaptáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com