TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Trabalho Escolar: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido

1° Conceitue a diferenciação dos termos da perspectiva psicológica e/ou pedagógica da qual são empregados normalmente as expressões “atrasos no desenvolvimento”. “Atrasos maturativos” e atraso mental recuperável”.

Atrasos no Desenvolvimento: A atenção, entendida como a capacidade de concentrasse na realização de uma tarefa, furtando-se de outros estímulos presentes que agem como dispersivos, é um requisito imprescindível para a aprendizagem, as crianças devem ser capazes de realizar as suas tarefas escolares enquanto um colega fala, o outro aponta o lápis, o professor corrige no quadro, etc. A capacidade de atenção e as estratégias cognitivas e metacognitivas que ajudam a controlá-la desenvolvesse gradualmente até 12 ou 13 anos de idade, quando se produz um importante incremento.

Atrasos Maturativos: Foi se transformando de uma caracterização, na qual a nota predominante, se não exclusiva, é o biológico (neurológico), a uma abordagem na qual se incluíam termos como neuropsicológico e, inclusive, psicológico. Assim, pode-se ouvir falar, de atrasos na maturação psicológica necessária para aprendizagem da leitura.

Atraso Mental Recuperável: Apresentadas como causas das DAS (Dificuldades de Aprendizagens) têm uma origem incerta e difícil de ser demonstrada: algumas vezes, são atribuídos a alterações genéticas e outros, as mais frequentes, as alterações congênitas produzidas durante a gravidez ou alguns de seus componentes. As consequências desses tipos de atrasos maturativos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem que em geral afetam sobre tudo nos primeiros anos escolares.

2° Discorra sobre a importância da idade cronológica no desenvolvimento:

É o aspecto pelo qual as mudanças se produzem uma ordem sequencial invariável, na idade biológica, cronológica e idade psicossocial se confundem, quanto mais filogenética seja a conduta em questão e sobre tudo nas primeiras etapas da vida.

3° O que dizem as teorias que explicam as DAS como resultado de atraso maturativo?

São cognitivos e estão presentes mesmo antes que as pessoas enfrentem processos sistemáticos de ensino e aprendizagem escolares. As DAS manifestam-se quando se exige que os alunos realizem atividades pelas quais ainda não estão capacitados.

4° Quanto aos atrasos no sistema nervoso central, quais as consequências desse tipo de atrasos maturativos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem?

Apresentam como causas das dificuldades de aprendizagem uma origem incerta e difícil de ser demonstrada. Com base nos termos escolares realizados, em relação a necessidade de ações educativas especiais, pois precisam de mais tempo para aprender que as outras pessoas.

5° De acordo com a teoria dos dois fatores, que consequências na aprendizagem da leitura seriam caracterizadas como dificuldades?

Decodificação fonológica, isto é, para aprender a automatizar as regras de conversão dos grafemas e dos fonemas, e por isso seria prejudicada, se não impossibilidade da rota fonológica. As consequências da aprendizagem da leitura seria prejudicada nos processos regulares.

6° Segundo as teorias sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com