TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Ensaios: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO

1) método científico é um modo sistemático de esclarecer diversos acontecimentos semelhantes, declarando que não existe ciência sem método, pois todas as ciências fazem uso da metodologia e com o passar do tempo houve evoluções e adaptações de diversos autores.

2) O desenvolvimento histórico do método científico passou a evoluir também, Galileu propôs o método indutivo experimental que analisa os casos particulares e relaciona com o todo, contrário a Aristóteles que analisava o todo para relacionar os casos particulares, após isso, Francis Bacon modernizou as ideias de Galileu destacando que uma afirmação só poderia ser validada com a observação e a experimentação. Porém, Réne Descartes analisou que ao inverter as ideias de Francis Bancon e Galileu Galilei, é possível criar a forma de raciocínio da dedução.

3) É o processo pelo qual ,o pesquisador por meio de um levantamento particular,chega a determinadas conclusões gerais,ou seja, parte-se do específico para o geral., assim a

Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.

4)As etapas da indução são classificadas como a observação do fenômeno, analise das partes, estabelecimento de relação quantitativa entre os itens citados, indução de hipóteses, verificação das hipóteses, generalização dos resultados, confirmação das hipóteses e estabelecimentos de leis gerais.

7) A dedução é o processo mental contrário à indução. Através da indução, não produzimos conhecimentos novos, porém explicitamos conhecimentos que antes estavam implícitos, melhor, o método indutivo faz uso da analogia obtendo conclusões gerais a partir de premissas individuais, e o método dedutivo é o processo mental contrário à indução, analisando o todo e relacionando com casos particulares, no entanto o método dedutivo permite que possamos chegar a conclusões verdadeiras e mais lógicas o contrário do método indutivo que nos conduzem a prováveis conclusões e é necessário garantir que a relação generalizada é estritamente idêntica, dando destaque também na quantificação.

08) o método hipotético-dedutivo, proposto por Popper tem como objetivo solucionar problemas e através das tentativas, eliminar os erros. Popper divide em três etapas o método hipotético-dedutivo: problema onde formula as hipóteses, a solução e testes de falseamento.

?? Popper propõe: Comparação logica das conclusões para testar a consistência interna do sistema; O estudo da forma logica da teoria para averiguar se se trata de uma teoria empírica ou científica; Comparação com outras teorias; A aplicação empírica das conclusões que dela podemos derivar, ou seja, averiguar as novas consequências da teoria.

etapas:

- formulação de problemas;

-solução proposta constituindo numa conjectura;

-dedução das conseqüências na forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com