TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - ED

Trabalho Universitário: Estudo Dirigido - ED. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

ALBUQUERQUE, C.A, BELLONI, D, T, BOECHAT, R. BARRETO, G.L.C.A, BACELAR, S. DANTAS, M.H.E, Efeitos Crônicos De Um Programa De Alongamento Por Estiramento Passivo Sobre Os Níveis Pressóricos E De Estresse De Adultos Hipertensos, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Motricidade Humana/PROCIMH/UCB-RJ Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH, Rio Grande.

OBJETIVO

 O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos crônicos de um programa de alongamento por estiramento passivo sobre os níveis pressóricos e de estresse de adultos hipertensos.

METODOLOGIA

 O presente estudo atende às normas para a realização de pesquisas com seres humanos, conforme a orientação do Conselho Nacional de Saúde, respeitando-se as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo seres humanos, vigentes a partir de 10 de outubro de 1996, Resolução nº 251, e aprovadas no Comitê de Ética em Pesquisa da UCB/ RJ. (pag. 4)

 Foi realizada uma anamnese inicial, utilizando os protocolos de Pierin; Jr (2000) e de Feldman (1999) para avaliar a pressão arterial. O protocolo de Matsudo (2001) foi usado para avaliar o nível de atividade física e, o protocolo de Lipp (2000) para avaliar a fase do estresse em que se encontravam. (pag. 4)

 O tratamento estatístico foi composto por análise descritiva, objetivando obter o perfil do conjunto de dados, através de medidas de localização (Média), dispersão (Desvio-padrão) e análise inferencial. Através do teste de Análise de Variância (ANOVA two-way) para verificar as variações nas médias das variáveis dependentes (PA x fase anterior x durante e após o tratamento) e o procedimento post-Hoc de Tukey para identificar as possíveis diferenças. O teste de Kruskal - Wallis foi feito para comparar as respostas das questões analisadas no questionário de estresse.

 Em todos os indivíduos que participaram do experimento foram analisados a fase do estresse em que se encontravam e aferidas as pressões arteriais: pré (antes da 1ª aula); durante (após última aula da 4ª semana) e pós (após última aula da 8ª semana) treinamento. (pag. 5)

 O questionário que avalia a fase do estresse (Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp) foi composto por uma série de perguntas divididas em três questões subdivididas da seguinte maneira: 1A e 1B, 2A e 2B e 3A e 3B. A questão 1 (A e B) referem-se aos sintomas que os indivíduos experimentaram nas últimas 24 horas. A questão 2 (A e B) é relativa aos sintomas da última semana e a questão 3 (A e B) descrevem os sintomas do último mês apresentados pelos sujeitos. (pag. 5)

RESULTADO

 Os resultados mostram que após oito semanas de tratamento, os indivíduos apresentaram melhoras significativas (p<0,05) na D%PAS (D=-15,39±13,79; p=0,01<0,05) e D%PAD (D=-14,21±12,98; p=0,00<0,05). Com relação à fasedo estresse houve uma redução do número de indivíduos que se encontravam na fase de exaustão, em conseqüência ocorreu um aumento no número de indivíduos classificados na fase de resistência após 8 semanas de tratamento.

 Durante o treinamento a classificação quase exaustão e resistência foram as que apresentaram as maiores freqüências. Após oito semanas, a classificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com