TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed. 4 Estudo Dirigido

Trabalho Universitário: Ed. 4 Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  385 Visualizações

QUESTÃO 1

DADOS DA QUESTÃO

De acordo com Galvão Júnior (2009), “O acesso aos serviços de saneamento básico é condição necessária à dignidade da pessoa humana e, particularmente, à sua sobrevivência. A participação do indivíduo na atividade econômica e social depende de uma vida saudável. Para tanto, é fundamental o acesso ao saneamento básico, assim como à moradia, à saúde e à educação”.

Um dos princípios da Lei nº. 11.445/2007 é a universalização dos serviços de saneamento básico, para que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade e em quantidade suficientes às suas necessidades, à coleta e tratamento adequado do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.

Analise as informações apresentadas e elabore um parágrafo argumentativo coerente, posicionando-se com relação à universalização do acesso aos serviços de saneamento básico no Brasil.

Como apontado por Galvão Júnior, o saneamento básico é extremamente importante para os indivíduos, pois ele proporciona qualidade de vida e saúde. E com qualidade de vida e saúde é possível exercer a plena cidadania. Porém, nota-se que mesmo previsto em lei, o saneamento básico não chega à todas as famílias brasileiras. De acordo com pesquisas recentes, o Brasil tem 34,8 milhões de pessoas sem coleta de esgoto (fonte:estadão). É um número muito alto, que preocupa e deve ser revertido, para, assim, todos exercerem sua cidadania com o mínimo de dignidade possível.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com