TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Fitoquímica

Dissertações: Estudo Dirigido Fitoquímica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  3.257 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDO DIRIGIDO

01)Qual o objetivo de uma análise fitoquímica?

R.: Definir e caracterizar as principais classes de substâncias presentes no vegetal analisado, através da extração, isolamento, purificação e determinação da estrutura química dos constituintes presentes em extratos de plantas com atividade biológica.

02) A primeira etapa da investigação fitoquímica é a coleta do material vegetal. Quais são os cuidados que se deve ter na hora da coleta? Quais informações devem ser registradas?

R.:O vegetal deve ser colhido na íntegra, livre de contaminantes de outras plantas, bactérias, vírus, insetos ou fungos. O material vegetal deve ser de idade intermediária, ou seja, nem muito jovem nem muito velho; o horário também deve ser observado para a coleta, levando-se em consideração os princípios vegetais de interesse; o ciclo vegetal deve ser levado em consideração para a adequada época do ano para a coleta.

Além de todos estes cuidados, é necessário que se registre o nome comum da planta, data de coleta, coletor, localidade, além de se manter uma amostra representativa dos aspectos gerais de toda a planta.

03) Depois de coletado, o material vegetal deve ser preparado para a análise fitoquímica. Quais procedimentos devem ser feitos caso deseje executar a análise fitoquímica em tempo distante da coleta? Explique detalhadamente.

R.: Após devidamente identificado, o material vegetal deve ser submetido ao meticuloso processo de secagem, seja ao ar livre, em local arejado e à sombra, ou através de estufa com elevação de temperatura entre 40 e 60 graus Celsius. Se possível, utilizar dessecadores, sempre evitando oxidações, hidrólises enzimáticas e também fungos.

Tendo em vista que a análise será feita em tempo futuro, é conveniente que seja feita a moagem da parte vegetal a ser estudada, pois facilita o armazenamento e também a futura extração.

04) Para que serve a moagem do material vegetal? Explique brevemente como ela pode ser feita.

R.: A moagem serve para reduzir mecanicamente o tamanho do vegetal e também para facilitar a extração. A moagem pode ser feita por moinho mecânico, adequado à parte vegetal utilizada, ou também com um gral e pistilo, ou ainda com podão/ tesoura, nos casos em que se aplicam.

Depois de moído, o vegetal deve ser devidamente armazenado em local fresco, recipiente tampado, afastado do chão, evitando-se o seu acesso a roedores e fungos, em condições propícias de pressão, temperatura e umidade.

05) O que significa extração em farmacognosia?

R.: Em farmacognosia extração pode ser entendida como o ato de retirar de uma planta substâncias de interesse, seja para estudos ou comercialização. Para proceder a uma extração levam-se em conta as características do vegetal, a substância a ser extraída e o tipo de solvente a ser utilizado. Vale lembrar que a extração pode ser afetada pela quantidade, granulometria e teor de umidade da planta a ser manipulada.

06) Quais são os critérios que devo utilizar na hora de escolher um solvente para realizar a extração de princípios ativos de um material vegetal?

R.: O Solvente deve possuir altíssima afinidade química (polaridade) com a substância a ser extraída, sendo o mais seletivo possível. A toxicidade do solvente deve ser observada de acordo com o fim a que se destina a substância a ser extraída, assim como o custo e disponibilidade deste solvente.

07) Existem vários métodos extrativos. Os mais comuns são maceração, percolação, infusão, decocção, e extração em aparelho de soxlet. Monte uma tabela especificando quais são as vantagens e desvantagens de cada método.

R.:

MÉTODOS EXTRATIVOS VANTAGENS DESVANTAGENS

Maceração Pode ser feita a frio (temperatura ambiente);

Baixo custo; Exige tempo prolongado;

Não se consegue extrair toda a substância da planta.

Percolação Extração exaustiva da substância ativa, mesmo se tiver pequenas quantidades ou se for pouco solúvel. Baixo rendimento;

Requer quantidade elevada de líquido extrator.

Infusão Método eficaz para vegetais moles e delicados, como flores, por exemplo;

Apresenta bom rendimento, dependendo do tempo transcorrido. Pode ocorrer modificação do princípio ativo ou a sua volatilização se não for observada a temperatura adequada empregada a cada substância.

Decocção Permite a extração de princípios ativos de vegetais lenhosos, duros, de difícil penetração de solventes. Uso restrito, pois grande parte dos princípios ativos sofrem modificações, deteriorações ou se volatilizam a elevadas temperaturas.

Sohxlet Extração contínua;

Volume reduzido de líquido extrator. Solvente deve ser volátil;

Solventes únicos ou mistura azeotrópica;

Princípio ativo não pode ser volátil ou termolábil.

08) Depois de realizada a extração, é interessante realizar operações de concentração e secagem do extrato. Para que essas operações servem?

R.: A evaporação do extrato levada à secura é importante pelo fato de otimizar o armazenamento e diminuir o crescimento de microrganismos, evitando-se o uso de conservantes.

09) Um dos modos de iniciar o fracionamento do extrato vegetal é através da partição em solventes orgânicos, normalmente feita em funil de separação. Explique em que se baseia esse método de fracionamento.

R.: Este método consiste na separação de diferentes substâncias presentes em um mesmo extrato vegetal / mistura. Baseia-se no uso de solventes de diferentes polaridades, imiscíveis entre si e afins com as substâncias de interesse. Assim, em um funil de separação, pode-se formar fases distintas na solução, o que permite a separação de cada substância dissolvida em seu respectivo solvente.

10) Outra maneira de fracionar e de também identificar os princípios ativos é a cromatografia. Qual o fundamento da cromatografia para realizar a separação dos ativos?

R.: A cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução (mistura homogênea de duas ou mais substâncias). Esse processo fundamenta-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com