TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Ética em Pesquisa

Por:   •  5/10/2018  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE NUTRIÇÃO

[pic 2]

Ética e Orientação Profissional

Data: 19/09/2018

Tema: ÉTICA EM PESQUISA

***Você é membro(a) do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) , dê seu parecer consubstanciado sobre este projeto. Utilize como modelo um parecer do CEP -UFU para um projeto. Atente-se às páginas 5 e 6 deste modelo a fim de redigir o parecer final referente ao projeto abaixo.

Projeto de pesquisa proposto pela Agência Espacial Internacional (ISA) tem como objetivo reunir informações preliminares sobre como o corpo das mulheres lidaria com períodos de tempo prolongados em naves espaciais. Uma vez que a maioria dos astronautas até o momento foram homens, que pouco se sabe sobre essa nova situação e que há uma perspectiva futura de missões espaciais envolvendo ambos os sexos, o ISA acredita que esta pesquisa é de importância vital para a construção de futuras naves espaciais.

Numa experiência simulando certos aspectos da ausência de gravidade, 50 voluntários saudáveis do sexo feminino, recrutados através de anúncios de moda feminina e revistas de estilo de vida, recereberão paga 200 euros por dia (mais despesas pessoais e comida gratuitas) para permanecer até quatro meses em uma cama especialmente concebida, inclinada para trás em um ângulo de seis graus. As participantes também receberão um pagamento  final de 20.000 euros, desde que consigam completar o estudo.

Durante a experiência (e durante o acompanhamento ambulatorial), várias consultas e exames de rotina serão realizados. Além disso, o comportamento das participantes será monitorado continuamente por vídeo. As participantes serão isoladas do mundo exterior e será permitido o contato apenas ocasional com amigos e familiares via e-mail ou telefone. Visitas não serão permitidas. Dispositivos de entretenimento pessoal serão permitidos.

Efeitos físicos secundários à participação esperados incluem: edema facial, obstrução nasal, dores intensas, perda de massa muscular, obstipação intestinal, úlceras e perda de massa óssea. As participantes estarão susceptíveis a problemas psicológicos resultantes de tédio e falta de exercício. As restrições e riscos acima mencionados serão informados previamente para as potenciais voluntárias, que deverão assinar termo de consentimento individual. As participantes passarão por avaliações e aconselhamento psicológico durante e após o experimento.

Como critérios de inclusão no estudo, as participantes devem:

(a) ser competentes adultas com idades entre 20 e 40 (porque este é o grupo mais propenso a ter a idade para recrutmantepo para as missões espaciais);

(b) estar bom estado geral de saúde mental e física, e razoavelmente em forma (não tanto acima nem tanto abaixo do peso ideal);

(d) ser não-fumantes (porque fumar não é possível no espaço e sintomas de abstinência podem confundir os resultados da experiência);

(e) não ter filhos (por causa do bem-estar da criança e possíveis danos psicológicos às mães);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com