TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Estudo E Pesquisa

Artigos Científicos: Metodologia De Estudo E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Considerando as estratégias de estudo apresentadas na unidade 1, argumente sobre o seu próprio método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria (mínimo de cinco estratégias) e a importância delas para o auto estudo.

1- Estudar em ambiente propício, sossegado, com boa iluminação, sem música, com uma mesa e materiais básicos para o estudo para que não haja distração, cadeira confortável para manter uma boa postura, um bom dicionário. Esses itens são importantes pois terão bastante influência na concentração durante os estudos.

2- Traçar objetivos- é muito importante você ter objetivos pois só assim você saberá qual caminho percorrer e então deverá correr atrás para alcançá-los.

3- Ter um horário para estudo- é imprescindível se autodisciplinar e ter um horário disponível para estudos todos os dias.

4- Ao estudar um texto, grifar as ideias mais importantes e fazer anotações que poderão te ajudar a entender melhor o texto.

5- Fazer um resumo contendo as ideias principais do texto.

6- Estudar consultando várias fontes e comparando-as com os textos da apostila e demais textos.

7- Estudar em grupo- é importante o estudo em grupo pois serão trocadas ideias e experiências que ajudarão a entender melhor o assunto.

8- Zelar pela saúde- dormir bem, fazer uso de alimentos leves e saudáveis, praticar exercícios físicos.

2. Diferencie conhecimento mitológico e conhecimento filosófico, citando um exemplo de cada. Você pode utilizar o fascículo de MEP ou buscar outras fontes (livros, revistas, internet). Não se esqueça de referenciar as fontes pesquisadas.

O conhecimento mitológico é uma intuição que busca compreender a realidade, fundamentando-se nas emoções e na afetividade. Mais que interpretação do mundo, ele é a expressão dos desejos ou temores e angústias, que nos aproximam ou afastam das coisas. Sua principal função é de situar e tranquilizar o homem diante das ameaças do mundo. Exemplo: Pandora, a primeira mulher, sai para levar o castigo que Zeus a Prometeu, por ter roubado dos deuses o fogo e tê-lo entregue aos homens. Traz uma caixa fechada, com proibição de abri-la. Não resistindo à curiosidade, ela a abre e saem todos os males que afligem a humanidade. Assustada, ela a fecha rápido e dentro da caixa permanece a esperança, que permite ao homem suportar o sofrimento e a dor.

Já o conhecimento filosófico é a interpretação da realidade, buscando os fundamentos de sua inteligibilidade através de questionamentos, da busca de evidências e argumentos racionais, da análise e inter-relação coerente entre as várias dimensões. Exemplo: A máquina substituirá quase totalmente o homem? A clonagem humana será uma prática aceita universalmente? O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem? Quando chegará a vez do combate à fome e à miséria?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com