TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA

Casos: METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 5

01) Identifique as principais características e vantagens de cada técnica de coleta de dados abaixo:

a) Entrevista

Principais características: Mediante esta técnica podem ser obtidos dados de natureza quantitativa e qualitativa. Porém é mais utilizada para pesquisas qualitativas. Associada com a técnica de observação, a entrevista permite que você obtenha maiores informações, pois além de depoimentos, você pode perceber a linguagem gestual do entrevistado. Por esse motivo exige do entrevistador um olhar atento a todas as manifestações da pessoa entrevistada, desde a linguagem oral até a linguagem gestual. É preciso ter habilidade e sensibilidade para utilizar essa técnica, já que a interação entre pesquisador e pesquisado é intensa. A entrevista pode ser estruturada, semiestruturada e não estruturada. A técnica de entrevista pode ser desenvolvida individualmente ou em grupo.

Vantagens dessa técnica: Essa técnica pode ser realizada com todos os seguimentos da população, incluindo os analfabetos; Permite analisar atitudes, comportamentos, reações e gestos; Dá maior flexibilidade ao entrevistador.

b) Questionário

Principais características: É um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas chamadas: descritivas, comportamentais e preferenciais. No entanto, nem sempre estes três grupos de perguntas estão presentes em todos os questionários. Os questionários podem ser constituídos de perguntas com respostas abertas e ou fechadas, sendo que, na maioria são formados a partir de respostas fechadas. É um instrumento de coleta de dados que possibilita atingir um numero grande de pessoas, em ampla área geográfica, já que podem ser enviado pelo correio, por e mail ou aplicado por telefone.

Vantagens dessa técnica: Anonimato das respostas e, consequentemente, a liberdade de o respondente expor sua opinião conforme sua disponibilidade de tempo, pois não necessita da presença do pesquisador no momento de preencher o questionário. Outro ponto a favor é o fato de que as perguntas e as possiblidades de respostas são iguais para todos os respondentes.

c) Técnica da observação

Principais características: É uma técnica científica que utiliza o sentido visual para obter informações da realidade. A observação como técnica de coleta de dados possibilita conhecer, através do comportamento das pessoas, o sistema de relação social existente entre elas. É adequada a análise do não verbal e daquilo que ela revela: As condutas instituídas e os códigos de comportamento, a relação com o corpo, os modos de vida e os traços culturais e a organização espacial dos grupos, da sociedade.

Vantagens dessa técnica: Pode-se Observar e registrar o fenômeno no momento em que ele ocorre, por isso apresenta autenticidade relativa dos acontecimentos em comparação com as palavras e os escritos. Exige menos trabalho do sujeito de pesquisa, pois o trabalho do observador é muito maior do que o do observado. Pode-se pesquisar o comportamento humano, que de outra forma não poderia.

d) Análise documental

Principais características: É uma técnica utilizada tanto em pesquisas quantitativas como qualitativas. Envolve investigação tanto em documentos internos (organizações) quanto em documentos externos (governamentais, de ONG’S, instituições de pesquisa, etc.).

Vantagens dessa técnica: Essa técnica é estável, ou seja, pode ser revisada quantas vezes forem necessárias. É exato, pois contém nomes, referencias e detalhes. Tem ampla cobertura, logo, possui longo espaço de tempo, muitos eventos e ambientes distintos.

02) ANBR 14724/2005 aponta COMO sendo elementos pré-textuais de um trabalho de TCC, monografia, dissertação ou tese “aqueles que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho”.

Apresente quais são esses elementos, bem com identifique os elementos textuais e pós-textuais de um artigo científico.

Elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com