TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo com Finalidade de Testes Cadastrais

Por:   •  25/9/2018  •  Abstract  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

MESTRADO

AVALIAÇÃO PÓS OCUPAÇÃO

Situação das casas de repouso e desafios dos idosos em viver em um ambiente que atenda suas necessidades.

Mestrado com objetivo de avaliar as condições do ambiente construído especialmente para receber pessoas idosas e/ou com necessidades especiais com foco no bem estar dos usuários. Além disso, estudo e pesquisa de mercado sobre empreendimentos no quesito LUCRO x BENEFÍCIOS.

- Mercado imobiliário investindo mais em unidades destinadas à jovens.

- População está envelhecendo.

- Quantos empreendimentos voltados à “melhor idade”?

- Há empreendimentos de baixo custo voltados para idosos?

- O mercado está investindo em empreendimentos duradouros para os usuários?

- Empreendimentos de luxo com porcentagem maior de idosos devido ao fator financeiro.

- Quanto maior o custo, mais espaço, maior conforto ambiental, mais gasto para construtora, procura de clientes mais velhos bem sucedidos. Satisfeitos.

- Quanto menor o custo, menos espaço, mais economia para construtoras, idosos não procuram pois não se sentem seguros em morar sozinhos em um ambiente reduzido sem conforto e estrutura. Insatisfeitos. Consequencia: vivem em ambientes sem estrutura com a família OU são alocados em clínicas de repouso = GASTO, solidão, sensação de abandono, maior probabilidade de adquirir doenças.

- Desafios de projeto: Casa com a menor custo possível seguindo regras de acessibilidade, conforto ambiental, fluidez de uso, pouca necessidade de manutenção, segurança, tecnologia anti esquecimentos e disperdício, espaço de suporte para família (exemplo: quarto de hóspedes; extensão sem que pareça uma edícula -> duas entradas independentes com uma ligação para emergências).

Olá Mª. Dra. Roberta Consentino Kronka Mülfarth,

Pretendo participar do Processo Seletivo para Mestrado FAU-USP 2019 e pesquisei bastante sobre o tema da minha pesquisa e qual seria a melhor pessoa a me orientar. Vi que você tem experiência em Conforto Ambiental e desempenho (que estão relacionados à minha escolha) e gostaria de saber se teria interesse em me acompanhar nesse processo.

À seguir, explicarei um pouco sobre minha ideia:

Sempre tive muito interesse em assuntos relacionados à Psicologia Ambiental/Avaliação Pós-Ocupação. Acho muito importante saber a opinião e comportamento dos usuários acerca do ambiente construído em que eles estão presentes, porque com isso, podemos sempre melhorar as premissas arquitetônicas para que ela cumpra seu papel em proporcionar bem estar aos que a usam.

Percebi que o envelhecimento da população está cada vez mais em evidência nas pesquisas e que seria interessante realizar um estudo baseado nessa informação.

Portanto, penso em realizar uma pesquisa que:

  1. questione a durabilidade da arquitetura ao longo dos anos. Por exemplo: as edificações estão sendo pensadas para abrigar os usuários desde o ínicio de sua vida até o final dela? Isso não seria interessante? (um investimento à longo prazo tanto para pessoas de alta renda, quanto para os de baixa renda). Fazer uma relação em assessibilidade, segurança, espaço, áreas verdes, saúde, etc.
  2. quais são as condições das Casas de Repouso? Como os idosos se sentem em relação ao espaço? O que poderia melhorar? É acessível financeiramente à todos?
  3. Em relação aos empreendimentos imobiliários: análise do espaço X custo. Exemplo: Quanto maior o custo, mais espaço, maior conforto ambiental, mais gasto para construtora, procura de clientes mais velhos bem sucedidos. Satisfeitos. Quanto menor o custo, menos espaço, mais economia para construtoras, idosos não procuram pois não se sentem seguros em morar sozinhos em um ambiente reduzido sem conforto e estrutura. Insatisfeitos. Consequência: vivem em ambientes sem estrutura com a família OU são alocados em clínicas de repouso = GASTO, solidão, sensação de abandono, maior probabilidade de adquirir doenças.
  4. Análise: empreendimentos de luxo com porcentagem maior de idosos devido ao fator financeiro.

Enfim, esses são alguns questionamentos que surgiram em meus pensamentos e achei que fosse interessante analisar. Gostaria de saber se esse assunto abrange a sua área de interesse e também sua opinião acerca dele.

Muito obrigada pela atenção!

Atenciosamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com