TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Teste de Tukey

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Católica de Brasília - UCB

Nome: _________________________________________________data: ____/______/_____Nota:____________

OBS.: Em todas as questões o desenvolvimento (passo a passo para o encontro da resposta) deverá ser apresentado. A não observância desta condição implicará na perda da questão.

Estudo de Caso 1

Determinando um Intervalo de Confiança de amostra pequena para a média populacional em Amostragem Destrutiva

Alguns experimentos de controle de qualidade requerem amostragem destrutiva (isto é, o teste para determinar se o item defeituoso destrói o item) para medir algumas características particulares do produto. O custo da amostragem destrutiva frequentemente força pequenas amostras. Por exemplo, suponha que um fabricante de impressoras para computadores pessoais deseje estimar o número médio de caracteres impressos antes que a cabeça da impressão falhe. Suponha que o fabricante de impressoras teste n = 15 cabeças de impressão selecionadas aleatoriamente e registre o número de caracteres impressos até a falha de cada uma. Essas 15 medidas (em milhões de caracteres) estão listadas abaixo seguidas por uma listagem de dados estatísticos importantes para o estudo.

1,13

1,55

1,43

0,92

1,25

1,36

1,32

0,85

1,07

1,48

1,20

1,33

1,18

1,22

1,29

Média

1,23

Desvio padrão

0,1931

Nível de Confiança

0,99

Tamanho da amostra

15

  1. Forme um intervalo de confiança de 90%, 95% e 99% para o número médio de caracteres impressos antes que a cabeça de impressão falhe. Interprete o resultado.
  2. Que pressuposto é requerido para que o intervalo do item a seja válido? Está razoavelmente atendido?

Estudo de Caso 2

Determinando Testes de hipóteses para a verificação da aceitabilidade ou não da hipótese nula.

Com o objetivo de assegurar ao cidadão a exatidão das medições nos campos onde a Metrologia Legal atua, o INMETRO se faz presente em todo o Brasil fiscalizando os instrumentos de medição e os produtos pré-medidos, por meio de seus órgãos delegados nos estados, os quais, em sua grande maioria, são conhecidos por IPEM.

A Fiscalização da Qualidade é uma atividade que consiste no acompanhamento dos produtos certificados (compulsoriamente) e regulamentados (produtos têxteis e de baixa tensão) disponíveis no mercado de consumo.

Esse acompanhamento objetiva verificar se esses produtos estão de acordo com as Normas e os Regulamentos Técnicos vigentes, pois a sua conformidade é a garantia da saúde e da segurança dos cidadãos que os consomem.

Ao longo das últimas décadas, o INMETRO tem construído uma robusta infraestrutura científica e tecnológica. Com o lançamento, pelo Governo Federal, do Plano Brasil Maior essa infraestrutura passou também a ser empregada no apoio ao desenvolvimento tecnológico e inovação da indústria nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com