TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Concepções dos Estudantes da UP em Nampula Acerca da Importância da Informática

Por:   •  13/4/2019  •  Monografia  •  6.479 Palavras (26 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

Cândido Jaesse Cândido

Estudo de Concepções dos Estudantes da UP em Nampula Acerca da Importância da Estatística no seu Quotidiano

Monografia a ser apresentada ao Departamento de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica-Delegação de Nampula, do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática com Habilitações em Ensino de Física.

Supervisor: Msc. Abubacar Nizar

Universidade Pedagógica

Nampula

2017


DECLARAÇÃO

Cândido Jaesse Cândido, declaro que esta Monografia Científica é resultado da minha investigação pessoal e das orientações do meu supervisor, o seu conteúdo é original e todas as fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto, nas notas e na bibliografia final.

Declaro ainda que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para a obtenção de qualquer grau académico.

Nampula, aos ___ de_______________ de 2017

___________________________________________

/ Cândido Jaesse Cândido /


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho científico a algumas pessoas especiais:

Em primeiro lugar meu pai, homem negro, pobre, operário explorado, guerreiro incasável e pouca instrução erudita, fazendo também uma homenagem póstuma a minha mãe que esta no céu e que sempre me guiou a alcançar ao este objectivo.

Aos meus tios; Raja Chaur e Ancha Abacar que sempre me apoiaram em todos os momentos dessa caminhada e nunca me deixaram de acreditar na minha capacidade.

Fátima, uma menina iluminada, que com sua curiosidade e sempre estimulou - me em busca de mais conhecimento.

Aos meus irmãos pela disposição e carinho que me acolheram e amigos por todo apoio e incentivo, sempre demonstrado, com suas palavras de motivação e suas atitudes de desprendimento.

AGRADECIMENTOS

O caminho do conhecimento é árduo e solitário, mas muito e infinitamente gratificante. Inicio meus agradecimentos primeiramente ao senhor de todas coisas e pela pessoa que confiou em mim desde o começo, demonstrando interesse em minha proposta de pesquisa e, acima de tudo, sempre buscando despertar o senso de pesquisador do tema em causa. Ao Mestre Abubacar Nizar pela paciência, seriedade, companheirismo e principalmente, confiança depositadas em mi ao longo da orientação desse trabalho, a quem dedico o resultado desse esforço.

A Fátima, companheira inseparável que abdicou de muitas coisas nesse período para apoiar minha formação e a conclusão desse trabalho.

Todos colegas de curso obrigado pelo excelente convívio académico e pela possibilidade de constante troca de conhecimento.

Por fim agradeço ao departamento de ciência naturais de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior e pela concessão de estudo que permitiu a realização desta pesquisa de forma plena e com dedicação exclusiva.


LISTA DE ABREVIATURAS

DCNM:→ Departamento Ciência Naturais e Matemática

ESCOG:→ Escola de Contabilidade e Gestão

UPN:→ Universidade Pedagógica de Nampula

DCEP:→ Departamento Ciência de educação e psicologia

DEFD:→ Departamento Educação Física e Desporto

DCS: → Departamento de Ciência Sociais

PIB

AGE: → Administração Gestão Escolar

ESTEC: → Escola Superior técnica

SPSS: → Statically Packed of social science


LISTA DE TABELAS

LISTA DE GRÁFICOS


LISTA DE APÊNDICES


Resumo

Esta pesquisa teve como o tema o Estudo de Concepções dos Estudantes da UP-Nampula Acerca da Importância da Estatística no seu Quotidiano. Tendo como objectivo analisar as concepções afectiva, cognitiva e comportamental dos estudantes da UP-Nampula em relação a importância da Estatística no seu quotidiano. A pesquisa tem como hipótese nula as concepções afectiva, cognitiva e comportamental dos estudantes da UP-Nampula em relação a importância da estatística dependem do curso/departamento que estes estão a frequentar. A pesquisa é explicativa, onde os foram colectados por meio de um inquérito de questões tipo likert submetidas a 192 estudantes. Para os procedimentos de tratamento e análise de dados, utilizámos o programa estatístico SPSS (Statístical Package for Social Science). A partir do estudo das questões do inquérito constatou-se que os estudantes de departamentos diferentes têm

Palavras-chaves: Concepções; Estatística, importância da estatística no quotidiano.

 


Índice

DEDICATÓRIA        6

AGRADECIMENTOS        7

LISTA DE ABREVIATURAS        8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com