TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE COMPRAS NA SUPLY CHAIN MANAGEMENT UM ESTUDO DE CASO DA PORTO IMPORT LTDA

Por:   •  10/4/2018  •  Ensaio  •  10.217 Palavras (41 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 41

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM EMPRESAS

ANTONIO TEIXEIRA BATISTA

GESTÃO DE COMPRAS NA SUPLY CHAIN MANAGEMENT UM ESTUDO DE CASO DA PORTO IMPORT LTDA

EUNÁPOLIS

2013

ANTONIO TEIXEIRA BATISTA

GESTÃO DE COMPRAS NA SUPLY CHAIN MANAGEMENT UM ESTUDO DE CASO DA PORTO IMPORT LTDA

[pic 1]

        

EUNÁPOLIS

2013

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        05

2.1 JUSTIFICATIVA        07

2.2 ASPECTOS ESTRUTURAIS DO PROJETO DE PESQUISA        07

2.3 TEMA        07

2.4 DELIMITAÇÃO DO TEMA        07

2.5 PROBLEMA        07

2.6 OBJETIVOS        08

2.7 METODOLOGIA        08

2.8. TIPO DE PESQUISA        08

2.9 UNIVERSO E AMOSTRA        08

2.10 COLETA DE DADOS        08

3. REVISÃO DA LEITURA        09

3.1 LOGÍSTICA        09

3.2 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS        12

3.3 VANTAGEM COMPETITIVA        14

3.4 SISTEMA ERP         17

3.5 GESTÃO DE PROCESSOS        17

3.5 PROCESSOS DE COMPRAS        17        

4 ESTUDO DE CASO        25

4.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA        25

4.2 O PROCESSO DE COMPRAS NA PORTO IMPORT LTDA        26

4.3 DIAGNOSTICO DA EMPRESA E ENTREVISTA        28

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

6.REFERENCIAS         33

ANEXOS - TERMO DE AUTENTICIDADE        34

1 INTRODUÇÃO

               A competição acirrada por clientes alcançou todo o globo e hoje as empresas precisam se adequar ao um novo ambiente, volátil e totalmente agressivo. Algumas empresas que analisam seus riscos e oportunidades, hoje em dia se organizam e se unem com a finalidade de formar cadeias de suprimentos que viabilizem seus in put’s com custos mínimos de forma montar estratégias, com a finalidade de auferir maior retorno financeiro. Nesse panorama o setor de Compras emerge como potencial estratégico na busca por resultados financeiros positivos, vantagem competitiva e mesmo a sobrevivência da organização.  

               O trabalho presente abordará questões básicas como o setor de compras pode ser planejado e organizado para melhor atender as necessidades internas da empresa (custos) e externos (competitividade)?O que é a cadeia de compras e qual o seu papel nas empresas?Como alinhar as operações de compras com as estratégias da cadeia de suprimentos que a empresa esta envolvida?

               Para responder essas questões serão abordados referenciais teóricos sobre Logística seus conceitos, relevância, aplicação e vantagens, Supply Chain ou cadeia da logística integrada, Vantagem Competitiva, Gestão de Processos,Gestão de Compras que descreverão seus conceitos,aplicação, vantagens e desvantagens.Explicando os princípios básicos desses referenciais na gestão de Compras,serão utilizados diagramas e tabelas.

           Como estudo de caso o objeto de observação foi a empresa Porto Import,uma loja distribuidora de alimentos e bebidas situada em Porto Seguro,descritas no artigo sua história,ramo de atuação,e será feito uma analise dos pontos fortes e fracos da empresa e diagnosticados suas ameaças e oportunidade. Como fonte de melhor esclarecimento das teorias abordadas na realidade da empresa será feita uma entrevista, para explorar a situação local conforme VERGARA” (...) investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não” (2009)”.

.              O trabalho se delineará de forma a esclarecer os aspectos principais das estratégias de compras numa cadeia de suprimentos, e se a empresa Porto Import utiliza as informações  relacionadas a seus fornecedores, processos de compras e de seus efeitos nas vendas.E dos índices de desempenho que podem ajudar a empresa a organizar,quantificar e qualificar os níveis de serviços e custo que os fornecedores podem afetar as operações de uma organização.Verificar-se á se a Porto Import possui algum método de avaliação de fornecedores e das saídas de seu produtos considerando a qualidade, preço e tempo de ressuprimento de seus fornecedores.

       O trabalho concluirá com um diagnostico apartir das informações e questionários, e das observações realizadas na empresa no mês de Outubro de 2013,e prognosticando necessidades de melhorias relatadas na sugestão de melhoria coletadas durante o estagio realizado na Porto Import.

2.1 JUSTIFICATIVA  

              As organizações estão mudando seus processos internos de acordo com as constantes mudanças no cenário global, e fatores como alta competitividade, crises econômicas, guerra de preços, e volatilidade no comportamento dos consumidores as entradas de produtos(in put) em especial o setor de compras, precisa se adaptar as exigências de um mercado mais tecnológico, competitivo, que sofre com as variações econômicas e monetárias, e que sofre inúmeras sazonalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (456.2 Kb)   docx (64.2 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com