TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI Estudos Disciplinares IV

Exames: TI Estudos Disciplinares IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  15.534 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

1 em 1 pontos

Em tempos recentes, reconhecidamente de globalização, percebe-se que há uma divisão entre países centrais e periféricos; os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

Resposta Selecionada: d.

os países globalizados importam mais que exportam, ou então, exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior.

• Pergunta 2

1 em 1 pontos

Na mundialização financeira, as instituições e os mercados financeiros têm mostrado uma força independente perante os Estados. São tratados como verdadeiras indústrias financeiras, devendo gerar resultados como as empresas de outros setores da economia. Isso está ocorrendo porque:

Resposta Selecionada: e.

foram eliminadas as regulamentações e controles sobre a movimentação do capital.

• Pergunta 3

1 em 1 pontos

(Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir relacionando-as à moderna divisão internacional do trabalho.

I. Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores tradicionais de matérias-primas para os países desenvolvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.

II. Empresas multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos países desenvolvidos.

III. Bens manufaturados exportados pelos países subdesenvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.

IV. Empresas multinacionais têm se utilizado de vasta mão de obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da frequente inexistência de legislação ambiental nos países subdesenvolvidos.

A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:

Resposta Selecionada: e.

V, V, V, V.

• Pergunta 4

1 em 1 pontos

(Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Avalie as afirmativas abaixo acerca do processo de globalização, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) ao considerar os aspectos culturais, econômicos e políticos.

I. Segundo os opositores da globalização, ela tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tais como a introdução de novas tecnologias liberadoras de mão de obra e a institucionalização de diferentes relações de trabalho.

II. Para os opositores do processo de globalização, ela contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.

III. A globalização gera, para os críticos desse processo, a indiferença dos investidores internacionais quanto à capacidade dos países em desenvolvimento de manter seu ritmo de crescimento e honrar os seus compromissos externos.

IV. A economia globalizada levou o crescimento do comércio mundial, em níveis sem precedentes. Tal fato propiciou o desenvolvimento de inúmeras nações que, até então, estavam à margem do processo de produção capitalista, na América Latina e na África.

V. Com a globalização, configura-se um processo de democratização das relações entre nações, com uma crescente autonomia dos Estados nacionais, com relação às instâncias internacionais de poder. Tal fato é decorrente do desaparecimento dos “blocos” de países que se integravam econômica e culturalmente.

A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:

Resposta Selecionada: d.

V, V, V, V, F.

• Pergunta 5

1 em 1 pontos

Leia a notícia abaixo, conforme publicado em 16/09/2009, na Folha On Line (<http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u624735.shtml>):

JBS-Friboi negocia fusão com Bertin e compra a americana Pilgrim's

O gigante mundial do setor de carnes JBS-Friboi informou nesta quarta-feira ao mercado que negocia com a rival Bertin (dona das marcas "Vigor" e "Leco") uma associação que deve viabilizar a unificação das operações das duas empresas. A JBS também revelou hoje que deve adquirir a americana Pilgrim's Pride Corporation por aproximadamente US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 5 bilhões). O acordo entre JBS e Bertin prevê a criação de uma sociedade do tipo holding (denominada por enquanto como "Nova Holding"), formada pela totalidade das ações da primeira mais 73,1% do capital social da segunda. Dessa forma, a Nova Holding será a acionista controladora tanto da JBS quanto da Bertin. Em seu comunicado ao mercado, não há esclarecimentos sobre a divisão de poder e funções no interior da Nova Holding. "As partes estão analisando a melhor estrutura de integração das operações da Bertin e da JBS", afirmam as diretorias das respectivas empresas. Também não há esclarecimentos sobre prazos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com