TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio

Exames: Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  4.489 Palavras (18 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

Sara Cristina Silva Santos

RA: A133FE-3

Outubro/2012

Sara Cristina Silva Santos – RA: A133FE-3

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

Relatório de Estágio Curricular apresentado ao Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.

Orientador: Norio Ishisaki

São José dos Campos

2012

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3

I – Descrição do macroprocesso organizacional 4

1 – Instituição, tipo, atividade e porte 4

2 – Produtos e Clientes 7

3 – Principais processos do negócio 15

4 – Principais processos de apoio 17

5 – Força de trabalho 20

6 – Principais insumos 22

II – Descrição do processo do setor de trabalho 23

1 – Setor de trabalho 23

2 – Principais processos do setor de trabalho 25

3 – Principais produtos saídos 30

4 – Clientes 33

5 – Insumos 35

6 – Eficiência e eficácia no processo 36

Referências 37

I – Descrição do macroprocesso organizacional

1 – Instituição, tipo, atividade e porte

A Compsis Computadores e Sistemas Indústria e Comércio Ltda, empresa privada, de médio porte, fundada em 1989 com objetivos ao desenvolvimento de sistemas para aviões da Força Aérea Brasileira, atuou oito anos nessa área. Percebendo que o mercado estatal era instável e de difícil previsibilidade, os sócios decidiram redirecionar o foco do negócio e buscaram mercados para os quais as tecnologias que dominavam teriam potencial de aplicação. As indústrias Automotiva e de Gestão de Tráfego foram as que demonstraram maior sinergia e potencial de exploração naquela ocasião.

Uma montadora de veículos instalada no Brasil aceitou adquirir da empresa um sistema de testes para sua linha de montagem em 1991. O contrato abriu outras portas para desenvolvimento de sistemas e mantém fornecimentos para este cliente até o presente momento. Esses sistemas estão instalados na Argentina, no Equador e no Egito, além do território nacional.

Na busca pela diversificação de mercados, a Compsis obteve contratos para sistema de controle e auditoria de arrecadação em praças de pedágio. Atualmente, a empresa é líder no Brasil nessa área e, exporta seus sistemas para a Índia, Paquistão e Nigéria, além de ter exportado para a Austrália.

Paralelamente do atendimento ao segmento de infraestrutura, a empresa continuou atuando no setor espacial. Durante o período de 1995 a 1997 foram executados os projetos de Sistemas de Testes das Redes Elétricas do Veículo Lançador de Satélite e do Sistema de Trajetografia da Base de Alcântara do Ministério da Aeronáutica, além de participar na Análise Estrutural do Satélite Brasil-China.

Em 2002 a empresa recebeu do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior o Prêmio “Destaque de Comércio Exterior – 2002” na categoria de “Exportador de Serviços”, devido à venda se software para a Índia.Ao mesmo tempo, a empresa desenvolveu um modelo de negócios para Gestão de Desempenho de Frotas Comerciais que se propõe a reduzir significativamente custos operacionais de seus clientes.

A partir de 2005, a empresa estabilizou seu portfólio de produtos de base, e tem buscado ampliar o fornecimento de serviços direcionados para a obtenção de receitas recorrentes.

Como resultados dos esforços de desenvolvimento investidos, a empresa forneceu um Sistema de Guiagem Magnética para corredores de transporte público para a cidade de São Paulo, em 2007.

Assim, a empresa hoje é dividida em cinco unidades de negócio, sendo elas:

Figura: 1.1 Organograma macro da empresa

Fonte: Compsis Computadores e Sistemas Ind. E Com. Ltda.

Sua unidade de negócio é organizada em outras cinco áreas, sendo essas áreas de apoio e operações:

Figura: 1.2 Organograma funcional da empresa

Fonte: Compsis Computadores e Sistemas Ind. E Com. Ltda.

A empresa possui essas subdivisões, pois, tem atuação em várias áreas, mas seu foco principal é o gerenciamento de projetos. Contudo seu organograma funcional consegue transparecer os seguimentos que a organização pretende alcançar com o intuito de garantir a satisfação de seus clientes e oferecer serviços de qualidade e tecnologia avançadas.

2 – Produtos e Clientes

A unidade negócio possui produtos e serviços de acordo com a sua atuação, assim, esses produtos e serviços são classificados por setor de desenvolvimento, no caso de software, e classificados de acordo com a sua utilização, no caso de hardware.

No setor Aeroespacial são oferecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com