TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio

Trabalho Escolar: Estágio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Diagnóstico Social

A comunidade terapêutica Renascer trabalha em sistema de internação sob internação total, é procurada por pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos que decidem pelo tratamento para o vício do álcool e drogas, geralmente já fragilizadas física e emocionalmente, e suas relações sócio - familiares também, localizando-se em uma chácara.

Seus coordenadores se revezam em plantões de 24 horas, participando também de algumas atividades diárias.

No primeiro momento, ao chegar na comunidade, é feito um acolhimento, seguido a uma triagem, onde se é orientado sobre a rotina, assim como as obrigações. No caso de haver familiares, orienta-se sobre reuniões semanais a serem frequentadas, a fim de se compreender a situação em que o interno se encontra, no intuito a esclarecer a relação da ajuda ser mútua.

A psicóloga faz um acompanhamento semanal e a assistente social verifica se existem vínculos familiares, as documentações e possíveis auxílios fornecidos pelo governo, àqueles que possuem carteira assinada. Muitos não possuem nenhum documento, dificultando a agilidade em resolver esta questão.

Existe um cronograma de atividades, dividindo-se em tarefas, obrigações e momentos de espiritualidades, pois segundo a Organização Mundial de Saúde, a dependência química, considerada como doença, atinge o ser humano nas suas três dimensões básicas: biológica, psíquica e espiritual.

Uma atividade realizada em comunidades terapêuticas que também esta associada ao tratamento na Renascer, é a laborterapia, indicada a enfermidades nervosas e mentais, através do trabalho.

Todos os dias são feitas reuniões matinais, com os “indicadores inadequados”, onde cada um conta o que, em seu consentimento aconteceu de importante, compartilhando com os demais, seja um bom ou um mau comportamento.

Atualmente um dos desafios da Renascer, além de depender de doações, é a reinserção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com