TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Dissertações: Estágio Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 8

SÃO PAULO – SP

2013

KARINE APARECIDA DE OLIVEIRA - RA. 4311816479

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SÃO PAULO – SP

2013

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno...........................................................04

Introdução............................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Educação Infantil:

1 – Observação e Interação na Escola............................................... 06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino -aprendizagem na Escola............................................................................................ 08

3 – Plano de Aula ...............................................................................10

4 – Regência ......................................................................................12

Considerações Finais ........................................................................ 13

Referências Bibliográficas.................................................................. 14

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Nome da Estagiária: Karine Aparecida de Oliveira

R.A : 4311816479

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º Semestre

Ano: 2013

Início do Estágio: 01/10/2013

Término do Estágio: 18/10/2013

Instituição: CEI SÃO PAULO APÓSTOLO

Endereço: RUA MONTE ALEGRE PAULISTA, 322

Telefone: 11. 3971-4666

Responsável: ANA LÚCIA VAZ TOSI

04

I - INTRODUÇÃO

O estágio constitui-se em uma experiência encantadora, onde foi possível perceber a grande responsabilidade de atuar como professora e que exercer esta profissão, não é algo fácil como muitas pessoas acreditam.

Nem pensava em ser professora, mas com o decorrer do curso através dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, pude compreender o mundo de forma diferente, cursar pedagogia me abriu várias portas e modificou meu olhar no que tange a sociedade e a importância da educação.

Conclui meu estágio da Educação Infantil feliz, pois acredito que foi recíproco o carinho que estabeleci com os alunos.

Futuramente pretendo fazer concursos na área da educação assim que tiver uma profissão, quero ajudar as crianças que me relacionarei, pois através delas que eu me encontrei pessoalmente e profissionalmente.

05

II - DESENVOLVIMENTO

a) - OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO ESCOLAR

É a partir das observações que vamos ter subsídios para elaborar a construção do planejamento, refletir sobre o que vimos e planejarmos aquilo que consideramos uma necessidade da realidade dos alunos. A instituição a qual realizei a observação e o estágio chama-se CEI SÃO PAULO APÓSTOLO, situada no bairro de VILA SANTO ESTEVAM REIS, na cidade de São Paulo.

A turma a ser observada foi a do Pré, esta que é regida pela professora MARIA APARECIDA DA SILVA SOUSA, que é formada em Pedagogia e me recebeu muito bem em sua sala.

A turma é composta por 15 crianças que são organizados em fila na sala de aula. No inicio da aula sempre começam fazendo a atividade proposta pela professora. A sala de aula é devidamente adaptada, contém um armário onde ficam guardados os pertences dos alunos para suas respectivas higiene e os materiais que eles utilizam ao decorrer do ano, portanto fica claro que existe material adequado para se trabalhar com as crianças. Esta sala de aula conta com alguns recursos didáticos expostos para o manuseio das crianças como, por exemplo, livros e revistas aos quais eles fazem recortes, cola, lápis de cor, algodão etc. A turma é tranquila, participa das atividades propostas e interagem bem uns com os outros. A professora titular possui uma lista com os nomes dos responsáveis por cada aluno, qualquer situação que acontece com a criança, a professora pode entrar rapidamente em contato.

06

A rotina dos alunos se dá da seguinte maneira: os alunos em primeiro momento entram na sala de aula e se acomodam em seus lugares cada um possui seu lugar, logo realizam a atividade proposta pela professora, nas aulas que observei, eles trabalharam com folhas xerocadas e fazem desenhos sobre o tema que a professora propõe em seus cadernos de desenhos.

A partir das minhas observações foram encontradas às questões da disciplina, alimentação, comportamento e higiene. Todos adoram brincadeiras, e na observação percebi que no dia de recreação e na Educação Física que acontece em dois dias da semana (terça-feira e quinta-feira) as brincadeiras são dirigidas e todos participam e gostam das brincadeiras que a professora elabora. A participação dos alunos nas atividades é sempre ativa. Eles seguem uma rotina diária e já se adaptaram a mesma.

07

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com