TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Trabalho Universitário: Estágio Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 8

3. Introdução

O estágio foi realizado na Escola Jardim de Infância 316 Sul, objetivando a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente. O estágio, na maioria das vezes, é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

O primeiro momento na escola para a preparação do estágio deve ser aproveitado para observar o funcionamento da escola, tanto na parte administrativa – coordenação – quanto na sala de aula, dos alunos da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano escolar.O estágio foi um momento onde descobri que realmente estou no caminho certo. Saber buscar, traçar vários objetivos faz parte de nossas vidas e o estagio fez parte de tudo isso, a certeza que ele me ajudou a aprimorar a minha futura profissão não tenho duvidas, pois é somente o dia a dia em sala de aula convivendo com crianças pequenas para termos noção de como é fabulo e ao mesmo tempo desafiador o trabalho docente.

4. Atividades desenvolvidas durantes o Estágio supervisionado- Educação Infantil.

4.1. Observação e Interação na Escola

Quando cheguei para realizar o estágio, fui bem recebida pela professora Ticiane Dieb e pelas crianças. Observei que a professora tem ótimo domínio da turma, conduzindo a aula com organização e firmeza e com atividades que favorecem o aprendizado.

O aspecto positivo que observei foi a relação da professora com seus alunos e sua metodologia em relação ao conteúdo. A técnica que ela mais utiliza é a roda de conversa, que é de extrema importância na Educação Infantil. Através dessa ação, as crianças encontram maior facilidade para assimilar o conteúdo e desenvolver sua aprendizagem.

No trabalho desenvolvido no seu dia-a-dia, a professora promove a autonomia das crianças. A professora aplica as atividades do dia com a participação das crianças, criando assim um maior interesse e melhor aprendizado. Todas as atividades realizadas com a turma ocorrem através de projetos de trabalho, ou seja, partindo dos interesses e necessidades do grupo em questão, pois , quando a aula parte daquilo que realmente está chamando a atenção da criança, as atividades tornam-se mais significativas.

Os laços afetivos são desenvolvidos e mantidos com as crianças por parte de todos os profissionais com muito carinho e respeito.

4.2. Entrevista como responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola

Através da entrevista, pude constatar que a educadora compartilha da opinião que seu trabalho é importante para o desenvolvimento mental, social e afetivo dos alunos, visto que orienta as crianças para se integrarem social e afetivamente.

Além disso, é fiel em afirmar que o lúdico é imprescindível no desenvolvimento cognitivo da criança. Na opinião da educadora, para propiciar um bom ensino na escola é necessário que os professores tenham a sua disposição recursos didáticos e pedagógicos para efetuarem suas aulas de maneira que proporcione o bom aprendizado das crianças, conseguindo assim o objetivo de contribuir para a compreensão e assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

O papel do Gestor ou Coordenador em uma instituição escolar, é importantíssimo, pois ele deve ter o controle total e absoluto sobre todas as atividades desenvolvidas, conduzindo assim o processo pedagógico em harmonia com os professores e alunos. A diretora é extremamente identificada com o processo de construção de uma sociedade mais justa, uma diretora democrática e profundamente comprometida com a aprendizagem do aluno.

5. PLANOS DE AULA

Identificação da Escola: Jardim de Infância 316 Sul

Nome do Professor (A): Ticiane Dieb

Serié/Ano: Educação Infantil

Duração da Atividade: 4

Conteúdo: Oficina de Aviões de papel

Objetivo Geral: favorecer a coordenação motora.

Objetivos Específicos: desenvolvimento do sentido de direção, percepção da utilização da força e noção de distância.

Metodologia: Levarei papel dobradura de várias cores como amarelo, vermelho e verde, mostrarei as cores e pedirei para que cada criança escolha uma cor de sua preferência e farei para cada uma um avião para brincarmos, ensinando a jogar o avião para ele voar.

Recursos: Papel dobradura e folhas A4

Avaliação: observação da interação da criança com a atividade proposta.

PLANO DE AULA

Identificação da Escola: Jardim de Infância 316 Sul

Nome do Professor (A): Ticiane Dieb

Serié/Ano: Educação Infantil

Duração da Atividade: 4

Conteúdo: Bingo

Objetivo Geral: Conhecer as letras através do jogo.

Objetivo Específico: ensinar a criança a identificar as letras do seu nome.

Metodologia:

Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!

Recursos: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.

Avaliação : verificação da memorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com