TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Escola Municipal de Coronel Sapukia

Relatório de pesquisa: Estágio Escola Municipal de Coronel Sapukia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.987 Palavras (16 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

O Estagio Supervisionado é o contato que o acadêmico tem com seu futuro campo de atuação; por meio da observação, da interação e da regência, podendo refletir sobre as suas futuras ações pedagógicas. A formação torna-se mais significativa quando as experiências forem em sala de aula com os alunos, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão critica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador, onde a relação professor e aluno representam um esforço a mais na busca da praticidade, afetividade e eficiência no preparo do educando para a vida, sendo que cada profissional deve ter claramente definido o seu papel nesse contexto social.

O Professor deve tornar seu saber pedagógico uma alavanca desencadeadora de mudanças, não somente ao nível da escola que é parte integrante, mas também ao nível do sistema social, econômico e político; devera ser uma fonte inesgotável de conhecimentos no cotidiano de sala de aula, retirar dos elementos teóricos que permitam a compreensão e um direcionamento a uma ação consciente.

Ser Professor não constitui uma tarefa simples, ao contrario é uma tarefa que requer amor e habilidade. O educador não é simplesmente aquele que transmite um tipo de saber para seus alunos, como um simples repassador de conhecimentos; é na verdade, uma relação que deixa marcas, e que deve sempre buscar a afetividade e o dialogo como forma de construção do espaço escolar.

A elaboração deste trabalho da disciplina analisada possibilitou uma analise da relação ensino-aprendizagem e o papel do professor e do aluno nesse processo. Focalizando a importância da didática adequada no planejamento, a preparação do professor e a necessidade do uso de técnicas de ensino. Também apresenta aspectos práticos com exemplos de técnicas educacionais aplicadas.

Identificação da escola

Escola Municipal Maurício Rodrigues de Paula, mantida pela Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia, através da Secretaria municipal de Educação nos termos da Legislação em vigor e regida pelo Regimento Interno Escolar , situada na Rua João Basílio de Oliveira, 429, bairro, Nova Esperança cidade de Coronel Sapucaia – Mato Grosso do Sul, localizada na Zona Urbana. Os turnos de funcionamento são no período, Matutino, vespertino e noturno, horário das 07h00 às 11h30min / 13h00 às 17h30min / 18h30min às 22h25min.

As modalidades de ensino são: Ensino Fundamental do 1º ao 9º anos e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da 1ª a 4ª Fase, sendo cada Fase correspondente a 02 anos do Ensino Fundamental.

A Proposta Pedagógica vem em benefício a uma Escola Pública, de qualidade, democrática, inclusiva, fundamentada na ideia de “uma educação como direito de todos”, assegurada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96, no art. 02, buscando com isso que cada vez mais a escola seja um espaço onde os educandos possam estar constantemente ligados ao conhecimento, favorecendo sua inserção no dia-a-dia das questões sociais marcantes em um universo cultural amplo.

Este documento constitui uma produção coletiva que é o resultado de uma gestão democrática, entre direção, coordenação, educadores, alunos, administrativos e toda a comunidade escolar.

Com essa Proposta Pedagógica procura-se responder às necessidades no momento presente, que incentivará produções na medida em que acumulamos experiências e refletimos sobre nossa prática pedagógica e humana.

É importante que pais e educadores se unam numa luta constante pela conquista dos recursos necessários ao bom funcionamento da escola, de modo a garantir aos educandos um ensino de qualidade.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394, determina que os estabelecimentos de ensino, terão a incumbência entre outras de elaborar e executar sua Proposta Pedagógica articular-se com as famílias e a comunidade escolar, num processo continua de interação com a sociedade. Em uma sociedade democrática o professor, na prática cotidiana da escola, tem como desafio assegurar aos alunos o conhecimento e a formação básica para o efetivo exercício da cidadania.

A Escola Municipal Mauricio Rodrigues de Paula, atende uma clientela diversificada, onde a maioria dos pais de nossos educandos possui um baixo poder aquisitivo, contando com uma renda de apenas um salário mínimo para garantir o sustento de sua família. Muitas de nossos alunos utilizam o transporte escolar por residirem na zona rural. Embora vários alunos tenham o amparo de diversos programas beneficiários do governo. Existem ainda famílias que não foram incluídas em nenhum desses programas.

As moradias são regulares, onde existem famílias com casa próprias, alugadas ou cedidas.

A escola é responsável em garantir a igualdade e cidadania a todos os alunos, pois somos testemunhas das desigualdades sociais e das diversidades culturais em relação ao país vizinho (Capitan Bado – PY). Estes alunos apresentam dificuldades na relação entre a realidade escolar e o cotidiano em que convivem com sua família e comunidade, que na quase totalidade não condiz com a outra.

Pesquisas recentes mostram a realidade educacional dos pais de nossos alunos, não são alfabetizados e esse fator contribui para aumentar as dificuldades nas relações socioeducativas.

A organização da escola é dinâmica, onde todos trabalham em harmonia e companheirismo, buscando sempre o bem estar do aluno, o respeito e o bom andamento no ambiente de trabalho.

 A Direção administra juntamente com APM (Associação de Pais e Mestres).

 A Secretária cuidada da organização e da documentação da vida escolar dos alunos e professores.

 As Coordenadoras auxiliam os professores nas dificuldades pedagógicas e na organização de atividades extraclasse.

 Os Professores se preocupam em oferecer uma melhor qualidade de ensino e inclusão.

 O Inspetor de alunos auxilia nas atividades extraclasses e nos recreios.

 As Cozinheiras preparam uma boa alimentação.

 As Faxineiras fazem a limpeza a fim de manter a higiene local.

 Os Vigias são responsáveis pela conservação e segurança do prédio e na manutenção da horta escolar com auxílio de alguns agentes jovens.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com