TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio II

Artigos Científicos: Estágio II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  3.492 Palavras (14 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA- LICENCIATURA

Motivação nas aulas de Educação Física

Mateus Scheid, Robledo Carissimi

Orientador: Rodrigo Lara Rother

Resumo: O presente estudo foi realizado através de uma proposta de estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II do segundo semestre de 2014, onde juntos ministramos as aulas de Educação Física em uma escola municipal da cidade de Arroio do Meio – RS para as turmas de 7° e 8° anos e 8° e 9° anos. Percebemos durante os encontros uma grande ausência de motivação e desinteresse em ambas as turmas. Sendo assim, este estudo teve como principal objetivo promover o desenvolvimento, motivação e incluir todos nas atividades.

Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Motivação, Conteúdos

INTRODUÇÃO

O presente estudo relata a experiência do Estágio II, referente à disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Educação Física – Univates. O mesmo foi desenvolvido na cidade de Arroio do Meio – RS, na escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista. As turmas selecionadas foram: 7° e 8° anos e 8° e 9° anos. Foram realizadas dez horas de observações, onde logo percebemos que as duas turmas eram bastante tranquilas, mas muitos demonstravam pouca vontade de participar. Usamos como ponto principal do estágio este problema, pois foi muito visível nas duas turmas.

Para tanto, este estudo tem como principal objetivo de vivenciar a diversidade da educação física, promovendo o desenvolvimento e incluindo todos nas atividades

Compreendo que a Educação Física ensina os esportes, a recreação eos jogos oferecem benefícios aos movimentos do corpo, desenvolvendo as qualidades físicas como coordenação, flexibilidade, agilidade, resistência, força, velocidade, equilíbrio e ritmo. Dá-nos prazer, ajuda a saúde e na aparência física (estética) e proporciona o bem-estar. Com elas nos tornamos um indivíduo físico e mental sadio. Vem ao encontro às palavras de Neuenfeldt e Dornelles “Educação Física é movimento e o movimento faz parte da vida do ser humano.” (2000, pg. 94).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A presente pesquisa foi desenvolvida em função da proposta de estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, através de observações em uma determinada escola de Arroio do Meio – RS, As turmas selecionadas foram: 7° e 8° anos e 8° e 9° anos. Após as observações, foram ministramos as aulas de Educação Física para as duas turmas. Dois períodos nas manhas de segunda-feira com as turmas do 7° e 8° anos e dois períodos na segunda-feira de manhã com a 8° e 9° anos.

A EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU CONTEXTO

Sabemos que o desporto é o conteúdo preferido nas escolas, principalmente pelos meninos, fazendo com que as meninas geralmente fiquem de fora das aulas, sendo desmotivadas. Também percebe-se que o desporto é o conteúdo mais passado pelo fato dos professores entregarem a bola sem ter uma aula planejada. Dessa maneira, a Educação Física se torna saturada e os alunos insatisfeitos. Falkenbach, em suas pesquisas e vivências também percebeu essa realidade: “Há presença de uma grande escola esportiva na Educação Física Escolar.” (2002, pg.53). Para ele neste caso, a Educação Física não pode estar na escola. Acredito que os alunos precisam conhecer os outros conteúdos para ampliar as suas vivências práticas e esportivas. A área da Educação Física Escolar é complexa.

Falkenbach cita que “A escola é o lugar de desenvolver a Educação Física que provoca as trocas e as aprendizagens.” (2002, pg.65). Toda a aprendizagem amplia as nossas capacidades, promovem o nosso crescimento e influenciam no nosso comportamento.

Percebe-se que os alunos estão desmotivados nas aulas de Educação Física, não participam das aulas e quando participam parecem fazer as atividades por obrigação, pelo fato de a disciplina ser mais uma do Currículo Escolar, fazendo valer nota. Darido vem ao encontro dizendo:

“Há também implicações quanto à própria forma como a Educação Física é vislumbrada no âmbito escolar, nem sempre como um componente do currículo, semelhante às demais áreas, mas como uma atividade constante neste currículo.” (2005, pg.20).

Nota-se que a Educação Física para os alunos é somente uma prática e não uma disciplina que tenha objetivos a serem alcançados. São vários os motivos que influenciam o desinteresse: a falta de inovação nas aulas pelos professores, ausência de novos conteúdos nas aulas, conteúdos repetitivos, a falta de materiais, professores não capacitados, falta de criatividade,despreocupação de um planejamento de ensino, espaço físico precário, falta de coordenação motora e habilidades dos alunos.

“Quando começamos com a nossa aula, conversamos logo com os alunos para saber o que eles sabiam de alguns esportes, se eles sabiam os fundamentos e como se jogava. Os alunos não sabiam responder nada e alguns falaram que nunca tinham praticados algumas atividades.”

O aumento do repertório de conhecimentos pode contribuir para que o aluno no futuro continue praticando uma atividade física.

Para Hildebrandt “Um planejamento participativo engloba a reflexão de exigências, que precisa de motivação e liberdade e não da impossibilidade da participação dos indivíduos no processo educativo”. (1991, pg. 125). Os professores juntamente com os alunos podem planejar um plano de curso partindo dos interesses destes, permitindo ao aluno trazer suas particularidades e suas experiências de práticas corporais que trazem até então.

Para Falkenbach:

“Como procedimento pedagógico adotado pelos professores em todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, é importante comentar que a forma comum de abordar o processo pedagógico da prática da Educação Física Escolar é previamente refletido, discutido e comunicado pelo professor aos alunos no inicio das aulas como forma de prepará-los a pensar em conjunto a nova forma de fazer a Educação Física na escola.” (2002, pg.117).

Dessa forma o professor e alunos criam vínculos revisando e renovando os conteúdos.

O Projeto Pedagógico da escola é um auxiliador na qual constam os objetivos, as prioridades e as ações, para ser usado no ambiente escolar. É uma reflexão sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com