TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionando

Exames: Estágio Supervisionando. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  3.977 Palavras (16 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 16

RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO

A Escola está localizada em uma região com pessoas da classe social menos favorecida financeiramente. O colégio conta com 12 salas de aula, com 56 m² cada; consultório médico/odontológico; sala de tecnologia- computadores com internet; cantina; cozinha, onde é feito a merenda dos alunos. O que deixa a desejar é a irrisória quantia de R$-0,22 centavos, que a escola recebe para a alimentação diária de cada estudante. Com 2.800 m² de área coberta, ainda comporta uma sala de cinema- com televisor, DVD, retroprojetor. Há também uma biblioteca com amplo acervo bibliográfico, onde os alunos fazem suas pesquisas e, quando necessário, tomam livros emprestados para lerem em casa.

E, naturalmente, no setor administrativo ficam as salas do diretor; coordenação; secretaria; sala dos professores; amplo saguão, onde os alunos ficam em fila, e os (as) professores (as) os conduzem através de dois lances de escadarias, até o piso superior, local das salas de aulas. Para alunos cadeirantes há um elevador. Construída em um terreno de 10.000 m², onde há uma quadra de esportes coberta; campo de futebol de areia, e espaço para uma bela horta.

A escola tem um diretor titular, e um adjunto; Que são escolhidos a cada dois anos através de eleição: quando professores, alunos e pais de alunos, votam nos candidatos. Os candidatos, geralmente são professores da própria escola. Mas, pode ser professor de outra escola desde que, concursado no estado. Além disso, os candidatos a diretores de escola fazem uma prova na Secretaria de Educação, na Capital do Estado, para comprovar os conhecimentos administrativos. Se não atingir a média, na prova, não pode ser candidato.

Na coordenação: são quatro coordenadores pedagógicos- graduados em Pedagogia; um coordenador de Língua Portuguesa- graduado em Letras; e um coordenador de Matemática, 1º ao 5º ano- graduado em Matemática. E, 60 professores, cada um com formação em sua respectiva área.

A professora é a regente na classe na qual eu fiz o estágio. A mestra, já atuou nas várias fases da Educação Infantil, e séries iniciais do Ensino Fundamental em seus 17 anos de docência. Tem sua formação no magistério, graduada em Geografia, e especialização em Docência do Ensino Superior. Aplica muita criatividade em suas aulas na turma do 3º ano A, vespertino. Sua ênfase é nas leituras interpretativas dos textos. O aluno deve ler e entender o que leu. Em outras palavras, os pequenos lêem os textos, e depois escrevem no caderno, com suas palavras, do que tratava a leitura. “Meu sonho é ter uma sala de aula informatizada”.

O planejamento da Escola , é feito com base no referencial curricular do Estado e no Projeto Político Pedagógico- PPP, da instituição. É realizado um planejamento anual, dividido em meses e o professor faz sua adequação diária, conforme vai aplicando os conteúdos.

O colégio tem 1300 alunos matriculados nos três períodos. Matutino- 6º ao 9º ano, e Ensino Médio; Vespertino- 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Noturno- 3ª e 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos, fundamental e; 1ª e 2ª fase da EJA Ensino Médio.

A classe na qual eu estagiei, tem 30 alunos, na faixa etária de oito anos. São de famílias humildes, com uma média de cinco integrantes. E, geralmente pai e mãe trabalham fora, para prover o sustento do lar. Quanto ao nível de escolaridade dos pais, a maioria não concluiu o ensino fundamental

A escola não tem problemas quanto a espaço. Existe uma central de matrículas na cidade, onde é feito a matrícula de todos os alunos. As crianças que já estudam em determinada escola, tem sua vaga garantida. Porém, os novatos são encaminhados- quando não há vagas na escola preferida- à Instituição de Ensino mais próxima de sua casa. Desta forma, evita-se a superlotação nas escolas.

Quanto à rotina: às 13 horas inicia-se a aula. A professora convida os alunos para fazer uma oração… Não é necessário fazer a chamada, pois, a mestre, só de olhar para a sala, já sabe se está ou não faltando alguém, e quem.

Em seguida, a professora apresenta alguns textos para as crianças. Estamos numa aula de Língua Portuguesa, e o gênero textual em estudo é “fábulas”. Os alunos lêem as histórias em silêncio. Terminada a leitura, a professora pede para que eles escrevam em seus cadernos- com suas palavras- o que entenderam do material lido.

Ao fazer a correção das escritas dos alunos, a Educadora tem a oportunidade de avaliar se o educando compreendeu a leitura, se o texto escrito é coeso e coerente, e também a caligrafia dos estudantes. Soa o sinal, é hora do recreio.

Quando retornam à sala, a professora de Artes leva os pequenos para uma aula na sala de tecnologia. É uma festa, as crianças adoram mexer nos computadores. São vários joguinhos pedagógicos, e a meninada pode escolher o de sua preferência.

Na sequência, a professora regente retoma suas atividades, é aula de geografia até as 17h15min, quando enfim os infantes retornam aos seus lares, depois de uma tarde rica em aprendizagem.

3 RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO

O estágio nos da à oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que temos ao longo do curso. É hora de por em teste, os conhecimentos pedagógicos adquiridos e refletir sobre o que e como devemos melhorar. Portanto, nosso objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento até chegar a um patamar aceitável onde possamos dizer que estamos prontos a assumir uma sala de aula.

Segundo Freire, apud Weiduschat (2007, p. 50-51).

Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende [...] O fato, porém, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. [...] A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente.

Para Vygotsky, a aprendizagem se da através da interação com outros indivíduos. A Psicologia da Educação e Aprendizagem reforça essa tese. “Não é possível aprender e apreender sobre o mundo, sobre as coisas, se não tivermos o outro, ou seja, é necessário que alguém atribua significado sobre as coisas, para que possamos pensar o mundo à nossa volta”. (SILVA, 2007, p.12)

A principal tarefa do professor, portanto, é interferir no que Vygotsky chamou de zona de desenvolvimento proximal. Segundo (SILVA, 2007, p.13) “A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre aquilo que o ser humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com