TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio na divisão de serviços CREAS

Relatório de pesquisa: Estágio na divisão de serviços CREAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

O presente relatório refere-se às atividades realizadas pela acadêmica de serviço social na unidade,CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social no município de Minas Novas Minas Gerais.

O referido estágio teve como objetivos complementar a formação do aluno proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática do assistente social no ambiente de trabalho; estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, refletindo sua aprendizagem com reflexões sobre o trabalho no cotidiano do assistente social, aperfeiçoar habilidades técnico-científicas necessárias ao exercício profissional, ou seja, planejar e executar o cuidado da Sistematização da Assistência social, fortalecer a integração do aluno com a realidade político-social e profissional e reforçar os aspectos bioéticos inerentes ao exercício profissional, principalmente no campo de trabalho.

O CREAS fica situado na Praça Doutor Badaró n144 no centro .Tem como valor institucional o respeito à pessoa, a competência técnica, o trabalho em equipe, o comprometimento institucional, a austeridade e a responsabilidade social.

Durante o estágio pode-se observar e fazer parte da dinâmica da unidade e da equipe multidisciplinar, acompanhar os encaminhamentos realizados para solucionar conflitos que se instalaram na equipe nesse período, presenciar discussões entre os funcionários a respeito de folgas, rotinas da unidade e demais questionamentos que surgem no dia-a-dia.

As atividades realizadas serão descritas a seguir.

- Acompanhamento de Visitas domiciliares;

-Acompanhamentos a unidades de saúde;

-Acompanhamento ao conselho tutelar;

-Acompanhamento a Atendimentos na unidade CREAS;

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio realizado na unidade de atendimento CREAS atendeu minhas expectativas no que diz respeito à diversidade de procedimentos que o campo oferece. A receptividade da equipe e o ambiente acolhedor oportunizaram a sedimentação de conhecimentos, a interação com a equipe multidisciplinar e o atendimento digno aos usuários.

Tive a oportunidade de acompanhar diversos atendimentos, busquei otimizar o tempo do desenvolvimento das atividades e conhecer a rotina administrativa que faz parte da unidade e os diferentes encaminhamentos dados às situações evidenciadas na equipe de trabalho e na unidade.

No decorrer desse período de estágio foram vivenciados alguns desafios que contribuíram para a minha formação acadêmica, como por exemplo, usuários alterados,com desrespeito ao profissional, situação que me levou a refletir sobre a melhor maneira para abordá-los. No entanto, entendo que os desafios que me foram postos tiveram fundamental contribuição para a consolidação do meu conhecimento, permitindo assim que eu refletisse sobre diferentes situações e a melhor maneira de conduzi-las.

A assistente social que me supervisionou teve fundamental importância no meu aprendizado se colocava a disposição para auxiliar nas dificuldades.

Sendo assim, tive o máximo de aproveitamento das oportunidades disponíveis no campo de estágio, explorei o campo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com