TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética Geriátrica

Exames: Estética Geriátrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 15

Tratamentos de Estética em Geriatria

Introdução

Quem pensa que a 3ª idade não se preocupa com os cuidados estéticos engana-se, pois estes oferecem muitos benefícios a seus clientes. São de facto mais eficazes, devido aos desafios físicos e emocionais, que os idosos experimentam no processo de envelhecimento. Por isso, cabe ao profissional de estética dedicar compreensão, atenção, carinho e protocolos específicos que aliviam e previnem as consequências dessas alterações. A terceira idade é uma etapa natural da vida com características próprias facilitadas por uma maior disponibilidade de tempo e de liberdade, pode vir a ser um período interessante de descobertas e realizações pessoais.

O trabalho dos Profissionais Especializados garante ao cliente da Terceira Idade qualidade de vida, amenizando e reduzindo as consequências das alterações físicas e psicológicas desta etapa da vida.

Por isso precisamos saber como cuidar destes clientes especiais.

Recepção geriátrica

A comunicação eficaz inicia-se com a disposição da esteticista saber ouvir e respeitar os desejos do idoso.

Devemos lembrar que a comunicação não ocorre só por meio da palavra falada ou escrita, mas também por todos os sinais que transmitimos em nossas expressões faciais, postura corporal, tom de voz entre outros.

Sugestões para recepção:

• Usar frases curtas e falar devagar;

• Ser objectivo nas frases;

• Falar de frente para o idoso, olhe-o nos olhos;

• Pergunte se entendeu bem a explicação do tratamento, se houve alguma dúvida;

• Repita a explicação, quando essa for erroneamente interpretada, utilizando palavras diferentes e, de preferência uma linguagem mais apropriada à sua compreensão;

• Não se virar ou afastar-se enquanto fala;

• Dar tempo para ele responder às perguntas feitas e não interrompa no meio das frases;

• Se possível chame-o pelo nome;

• Lembre de sorrir, o sorriso tem conotação de “quero paz”.

Verificar sempre as necessidades do cliente, estado geral da sua saúde e da sua pele, encaminhe e ajude sempre no que for necessário.

O gabinete de estética e o idoso

Ambiente

Antes de iniciar os atendimentos do dia, a sala deve estar perfeitamente limpa e higienizada. Um aroma delicado (camomila, lavanda, eucalipto, erva doce ou capim cidreira) pode envolver todo o ambiente. Música ambiente suave, sala em penumbra, um roupão felpudo para acolher o cliente e muito silêncio.

O idoso que busca tratamentos de beleza tem de mergulhar num mundo onde alguns sentidos como tacto, olfacto, audição são mais importantes para que se tenha um real estado de relaxamento. Busque isolamento e tranquilidade. A temperatura ambiente deve ser de aproximadamente 25 graus, não deve haver correntes de ar, para isso pode-se usar ar condicionado ou ventiladores de teto na função exaustor. Durante o inverno ou em dias mais frios, use mantas (soft) para aquecer o cliente. Use a manta térmica por baixo do lençol para que o divã fique previamente aquecido, assim, quando o cliente se deitar sentirá todo o conforto e acolhimento de uma cama aquecida. Em dias extremamente frios, além de tudo o que já foi dito, pode-se também pré aquecer a sala com aquecedor de ambiente.

Marquesa

Deve ser confortável e na altura indicada para que a esteticista trabalhe confortavelmente. O lençol deve ser limpo e perfumado suavemente, bem macio. Pode-se usar lençol TNT, mas não proporcionará o mesmo conforto que um lençol de algodão. Lençol de papel é uma opção barata, mas empobrece todo o atendimento. Um travesseiro baixo, como o para bebés traz mais conforto para o cliente.

Comportamento biológico e psíquico do idoso

O envelhecimento é dividido em biológico e psíquico.

O envelhecimento biológico é implacável, activo e irreversível, causando mais vulnerabilidade do organismo às agressões externas e internas. Existem evidências de que o processo de envelhecimento é de natureza multi-factorial e dependente da programação genética e das alterações que ocorrem em nível celular molecular.

As alterações no idoso dão-se de forma anatómica e fisiológica e iniciam-se muitos anos antes da aparição dos sinais exteriores.

Diversas delas surgem progressivamente a partir dos 40 anos e continuam até a morte até que o organismo deixe de poder se adaptar.

No plano fisiológico, o processo de senescência causa a degradação das estruturas e do aspeto geral do corpo e o declínio das funções orgânicas.

Biológico

Células e Tecidos

• As células envelhecem, diminuem e morrem com a idade.

• Ao envelhecer perdem certos elementos como o ADN e aumentam a percentagem de tecidos gordos e fibrosos à custa dos tecidos magros.

• A pele tem menor elasticidade, menos humidade e gordura; os pelos são mais finos, menos numerosos na cabeça, axilas púbis e membros.

Psíquico

A Depressão e a estimulação psíquica em geriatria

Envelhece-se psicologicamente pela dificuldade de se adaptar aos novos papéis, levando à baixa auto-estima. Envelhece-se socialmente através das perdas associadas à aposentadoria (perda do poder económico, poder de decisão, diminuição dos contextos sociais).

A depressão é considerada uma das doenças mais preocupantes, atinge cerca de 15% dos idosos, com até 2% de casos graves. A depressão se caracteriza pelo estado de sofrimento psíquico, que pode causar desordens no comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com