TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética Tricologia

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Em nossa imagem e bem estar geral, a aparência do cabelo exerce um papel muito importante, contribuindo pela beleza e atratividade, atua na proteção do couro cabeludo da radiação ultra violeta e diminui sua perda calórica.

As afecções do couro cabeludo abrangem alterações congênitas ou adquiridas que afetam qualitativamente e quantitativamente a estrutura do fio; permitindo em algumas doenças, afetar o couro cabeludo.

2 DESENVOLVIMENTO

As causas de problemas relacionados ao couro cabeludo são comuns e podem ser diversas como estresse, produtos inadequados e usados incorretamente, piscinas em excesso, banhos quentes demorados e podem se agravar para um problema maior.

É aconselhável estar atento aos pequenos sintomas que o organismo manifesta, pois pode ser o início de uma doença que vai além do incomodo local sendo necessário uma intervenção médica de emergência.

Analisamos algumas doenças capilares comuns em centros de estética e em salões de beleza como: Alopécias, dermatites seborreica e a pediculose que não é bem uma doença do couro cabeludo, pois se trata de uma incidência de piolho na cabeça.

Constatamos que na maioria dos casos de alopécia, se desencadeava por problemas de estresse, alteração hormonal e fatores genéticos, já no caso de dermatite seborreica o fator desencadeava pelo excesso de banho quentes, por uso de produtos inadequados e de forma incorreta.

Com o propósito de atingir o objetivo do trabalho, ao questionários foram aplicados em formato de diálogo, a fim de coletar os principais tipos de doença do couro cabeludo encontradas nos centros estético.

A cliente A apresentou o quadro de alopecia em virtude da menopausa pois fazia tratamento de controle hormonal, com acompanhamento médico; no salão seu tratamento era apenas corte e hidratação dos fios e massagem no couro cabeludo para estímulo do crescimento dos fios.

A Cliente B informou que a sua alopecia era devido aos problemas com estresse famílias, pois passava por um processo de divórcio, com isso não se alimentava de correta, onde faltava vitaminas em seu organismo;

A cliente C apresentou Dermatite seborreica devido a banhos quentes demorados, uso diário de condicionadores e creme de pentear, por ter cabelos cacheados, usava creme de pentear para uniformizar os cachos, a mesma frequentava o salão para tratamento de controle de oleosidade;

A cliente D informou que estava enfrentando um terrível problema de pediculose com sua filha, pois a mesma não estava conseguindo controlar o problema, pois sua filha ao ir para escola, retornava pior.

A mesma foi orientada a levar sua filha ao dermatologista para que fosse receitada uma medicação paa controle e fim da pediculose.

Cliente E apresentou o quadro de alopecia por fatores genéticos, calvice, mesmo sendo um problema genético, não abriu mão dos tratamentos dom eletro estimulação, tônicos capilares que contenha a fórmula minoxidil nas áreas afetadas;

3 CONCLUSÃO

As Afecções do couro cabeludo podem comprometer a qualidade de vida do paciente.

Sempre que houver dúvida, o paciente deve ser encaminhado para avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com