TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 Atps Pesquisa Operacinaonal Passo 1

Artigo: Etapa 1 Atps Pesquisa Operacinaonal Passo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 1

Conceito, Importância e Objetivos da Pesquisa Operacional.

A Pesquisa Operacional é um meio que a través da análise, podemos compreender o comportamento da situação, tendo como objetivo de direcionar ao desempenho que se deseja.

A Pesquisa Operacional é importante para decidir a melhor utilização de recursos limitados, além de preparar a programação das operacionais de uma empresa.

A Pesquisa Operacional tem como objetivo avaliar e analisar o melhor método de tomada de decisões da empresa para que seja, avaliados os bloqueios existentes, com isto propor ações que levem ao aprimoramento, identificando assim no processo de tomada de decisão que já existem as fases que podem ser melhoradas com utilização das técnicas de Pesquisa Operacional, buscando o desenvolvendo de métodos para resolver determinados problemas de operações.

A Pesquisa Operacional se deve também, em grande parte, ao desenvolvimento dos computadores digitais, devido à velocidade de processamento e a capacidade de armazenamento e recuperação das informações.

Tomada de decisão.

A decisão é tomada através da busca e do entendimento das características fundamentais do processo e das suas dificuldades, de modo nos leve a compreensão de que como a Pesquisa Operacional é vista, sendo um conjunto de técnicas quantitativas, que pode auxiliar a gerencia na preparação e na tomada de decisão que estiver em questão. As técnicas de preparação de decisão podem variar de acordo com a natureza do problema e o tipo de decisão que deve ser tomada.

A relação interpessoal, à forma como se processa o fluxo de informações, as características das organizações e o sistema hierárquico são fatores que afetam de uma forma fundamental o processo de tomada de decisão.

É grande o número de fatores intuitivos provenientes de experiências pessoais e da personalidade do gestor envolvido no processo de tomada de decisão.

Modelos de Simulação e Modelos de Otimização.

Modelos de simulação: Antes da implementação de qualquer alternativa é realizado a análise das mesmas, desta forma, é dada ao analista um grau de liberdade e flexibilidade com relação à escolha das ações mais convenientes, com isto o administrador pode criar possíveis ambientes futuros e testar alternativas.

Modelos de otimização: Os modelos de otimização são mais individualizados e encontram utilização em problemas nos quais as variáveis podem assumir muito valores ou variar a intervalos muito amplos, a solução “ótima” é tomada com referencia para a decisão real.

A descrição dos objetivos é uma das atividades mais importantes durante todo o processo do estudo, pois a partir dela que o modelo é idealizado.

Torna-se efetivo que as alternativas de decisão e as limitações existentes sejam todas especificadas, para que a solução obtida no final do processo sejam válidas e aceitáveis.

A construção do modelo é feita através do modelo mais apropriado para a representação do sistema, sendo escolhido com base na definição do problema, sendo que esta fase exige mais capacidade de criação do analista, uma vez que a qualidade de todo o processo seguinte é consequência do grau de representação da realidade que o modelo venha apresentar. Vários tipos de modelos podem ser utilizados na solução de problemas gerenciais, entre os modelos, se encontra o “modelo matemático – solução ótima” e o “modelo de simulação”.

O modelo possui como objetivo encontrar uma solução pode ser o “modelo matemático - solução ótima” ou modelo de simulação, mas é necessário verificar a validade do modelo, sendo que, testar a validade do sistema é analisar seu desempenho com dados passados do sistema e verificar se ele consegue reproduzir o comportamento que o sistema manifestou o processo de validação não se aplica a sistema inexistente.

Ponderadas as vantagens e a validade da solução obtida, as mesmas devem ser convertidas em regras operacionais. Sendo uma atividade que altera uma situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com