TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do processo de negociação

Artigo: Etapas do processo de negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

– Negociação Competitiva tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde (W-L).

– Negociação Cooperativa tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha (W-W), corresponde a uma negociação que tem ga-nhos mútuos. Não adianta uma das partes ganhar sozinha.

Assim, a negociação pode ser definida com base nas seguintes condições:

Interdependência: não se consegue atingir plenamente um objetivo sem que haja uma ação ou uma decisão de uma outra pessoa ou de um grupo de pessoas.

Capacidade para ganhos mútuos: cada pessoa possui algo que é desejado por outra pessoa. Entretanto, um acordo só é de mútuo interesse se as duas partes puderem ganhar com a troca. Se uma parte desejar algo que a outra parte possua, então essa parte deverá ofe¬recer algo que deixe o outro bem, em situação melhor do que se encontrava antes da troca.

Autoridade limitada: nenhuma parte pode dar ordens ou forçar a outra parte a dar o que se deseja. Entretanto, uma parte pode influenciar a outra parte oferecendo incentivos para alcançar o acordo, ou elevando o custo da posição de não-acordo.

Comunicação: as partes têm que ser capazes de conversar ou de se corresponder de for-ma mutuamente inteligíveis. Entretanto, a comunicação pode ser imperfeita. Podem ocor-rer erros de interpretação e uma das partes ou as duas poderão, deliberadamente, trabalhar sobre suposições falsas.

Relacionamento: todas as negociações criam relacionamentos. Se houver alguma de-savença anterior à negociação, com certeza isso irá afetar a forma de como negociar hoje. Caso se espere encontrar a outra parte em um futuro, nossas expectativas quanto a esse futuro também irão afetar a forma da negociação.

Cada uma das partes tem informações limitadas sobre os verdadeiros objetivos e inte-resses da outra parte, então não é óbvio saber o que se deve oferecer, como oferecer ou como encontrar o que mais poderá ser oferecido. A forma de comunicação entre as partes tem um significativo e involutário impacto sobre o resultado. Finalmente, o relacionamento que se cria e se desenvolve ao longo do processo de negociação pode ter um impacto muito grande, não só para a negociação como um todo como também sobre futuras negociações entre essas partes.

Percepções e Emoções: Para se negociar será necessário definir o problema. Se não existe uma concordância a respeito do que seja o milho, como se poderá negociar o tipo de transporte para milho? Diferentes percepções definem diferentes critérios. A definição do problema tem que ser incontestável, assim deve-se, inicialmente, definir conceitos.

Criação de Consenso leva as partes a uma definição mais adequada do problema, proporcionando conseqüentemente uma melhor execução.

PAGINA 14 DO LIVRO

Etapas da Negociação

São quatro as etapas do processo de negociação utilizadas na abordagem dos ganhos mútuos: preparação, criação de valor, distribuição de valor e implementação e avaliação.

– Preparação: o que se faz antes de iniciar um processo de negociação

– Criação de valor: o que se faz nos estágios iniciais da negociação

– Distribuição de valor: o que se faz para alcançar um acordo

– Implementação e Avaliação: o que se faz para implementar efetivamente um acordo.

___GUADRO PAGINA 16

A Preparação é a etapa mais importante do processo de negociação. Uma preparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com