TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Trabalho Escolar: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2012  •  3.678 Palavras (15 Páginas)  •  1.321 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

A ética é uma tema que, nos últimos anos, vem ganhando espaço para discussão nas empresas, universidades, órgãos públicos, organizações não governamentais e meios de comunicação em muitos países, inclusive no Brasil.

Este fato deve-se, principalmente, às mudanças advindas da globalização, da abertura da economia, dos processos de democratização da tecnologia e da informação e do processo de amadurecimento dos consumidores, que impulsionaram uma maior fiscalização e exigência da sociedade com relação à postura das organizações.

Além disso, os recentes escândalos financeiros envolvendo grandes corporações norte americanas contribuíram para o questionamento dos valores centrais que têm norteado as atividades das organizações modernas. O questionamento surge também com relação à qualidade das relações estabelecidas entre as organizações e os públicos com os quais se relacionam - os chamados stakeholders.

Cultura e ética empresarial são assuntos de destaque num momento em que observa-se uma grande mudança no papel das organizações na sociedade. A transparência nos princípios organizacionais e a conduta socialmente responsável tornam-se, mais do que diferenciais, fatores determinantes para a sobrevivência das organizações no mercado e para a manutenção de uma imagem institucional positiva.

Neste sentido, os códigos de ética empresarial constituem um instrumento importante para a comunicação dos valores, princípios e missão das organizações, tanto para seus funcionários quanto para todos os outros públicos com quem se relacionam. Atuam como comunicadores da filosofia organizacional e como orientadores às ações dos funcionários, à tomada de decisões pela alta administração e às relações das organizações com seus diversos públicos.

Este trabalho tem por objetivo geral verificar de que forma os códigos de ética empresarial podem gerar valor para a comunicação e para as relações entre as organizações e seus públicos estratégicos, colaborando também para a construção de uma identidade e imagem institucional positivas perante a sociedade.

A metodologia adotada para a realização do trabalho é a pesquisa bibliográfica e documental. Utilizam-se como fonte livros e artigos/matérias veiculados em revistas, jornais e internet, bem como publicações de instituições e materiais de palestras acerca do assunto. Procurou-se consultar obras sobre ética, ética empresarial, comunicação e relações públicas.

Busca-se, com isto, fazer uma revisão bibliográfica do tema, inserindo-o num contexto mais amplo de ética e responsabilidade social nas empresas e comunicação empresarial sob a perspectiva de diferentes autores.

O trabalho é constituído de cinco capítulos. No primeiro deles, faz-se uma breve introdução aos conceitos da ética e moral, bem como ao processo de tomada de decisão pelos indivíduos em sociedade. A questão da liberdade de escolha e da responsabilidade moral também são destacadas.

O segundo capítulo aborda a perspectiva histórica da ética empresarial - da Idade Média ao século XXI - considerando as mudanças ocorridas nas relações de consumo e nas relações entre as organizações e seus stakeholders.

No terceiro capítulo, discute-se o conceito de responsabilidade social corporativa como um novo desafio para as organizações modernas, sobretudo no que diz respeito à forma como elas agregam valor às relações com seus públicos e gerenciam os impactos provocados por suas estratégias e atividades sobre cada um deles.

No quarto capítulo, destaca-se a importância dos códigos de ética empresarial na formalização dos compromissos éticos das organizações e na comunicação dos valores e práticas empresariais para os diversos públicos com os quais se relacionam. Neste capítulo, discutem-se, também, as funções, vantagens, riscos e processo de implantação dos códigos de ética empresarial.

O conteúdo dos códigos de ética empresarial e as relações com cada um dos principais stakeholders - clientes, investidores, funcionários, governo, fornecedores, comunidade/meio ambiente e imprensa - são abordados no quinto capítulo.

CAPÍTULO 1 - ÉTICA EMPRESARIAL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

A ética empresarial está relacionada ao estudo do comportamento das pessoas nas organizações com base na cultura organizacional. Portanto, ela envolve a identificação dos valores praticados por toda a organização a partir do topo, ou seja, da alta administração. Para Srour , a referência à ética empresarial ou à ética dos negócios significa "estudar e tornar inteligível a moral vigente nas empresas capitalistas contemporâneas e, em particular, a moral predominante em empresas de uma nacionalidade específica".

A moral das empresas contemporâneas, assim como a moral das sociedades contemporâneas, formou-se a partir das mudanças históricas e das novas exigências da sociedade. Por isso, é somente através da compreensão dos conceitos de ética e moral, bem como de uma análise histórica do desenvolvimento da moral nos negócios que torna-se possível entendê-la no presente.

1.1. Ética: a ciência do comportamento moral

Para se discutir ética empresarial é preciso compreendê-la no campo da ética aplicada. Isso porque as empresas não são apenas entidades jurídicas. Elas são formadas por indivíduos que tomam decisões e orientam seu comportamento com base em normas e valores que lhes foram interiorizados. Ao se falar em empresa ética, fala-se, na verdade, em empresários éticos.

Neste sentido, o entendimento dos fundamentos básicos da moral e da ética é importante para se analisar as questões morais nas empresas, que envolvem a interiorização dos valores, princípios e normas da organização por seus funcionários, bem como as bases das relações estabelecidas entre a empresa e seus diversos públicos.

Segundo Aranha , a moral é "o conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de homens". Assim, as ações praticadas pelos indivíduos podem ser valoradas positiva ou negativamente, na medida em que vão ao encontro ou transgridem as normas do grupo. A moral é relativa, isto é, varia de sociedade para sociedade e pode mudar com o tempo, de acordo com as novas necessidades e relações que se estabelecem nesses grupos.

Apesar de a moral possuir um caráter social, percebe-se que o indivíduo exerce um papel fundamental, já que cabe a ele acatar voluntária e conscientemente as normas estabelecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com