TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Humana Profissional

Artigos Científicos: Etica Humana Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  4.155 Palavras (17 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade Prática Supervisionada

ATPS

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Rosangela Andrea de Lopes RA 3316526143

Cleide Zoraia Machado RA 3300493994

Lariza Laiane Machado RA 3331545965

Gustavo Mesquita RA 3340544513

Taguatinga DF

2012

INTRODUÇÃO

Neste desafio, mostraremos a aprendizagem sobre cada assunto solicitado em Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas. Os sindicatos representam os trabalhadores e acertam contratos de negociações coletivas e da todo suporte necessário aos trabalhadores.

Na década de 80, observou-se na economia brasileira uma estagnação das atividades econômicas e altas taxas de inflação que comprometia o rendimento médio dos trabalhadores e isso modificou a atuação sindical. Nesse período, utilizaram-se os principais instrumentos agressivos de negociações: Greves por tempo indeterminado; Paralisações temporárias; Acordos demorados e intransigentes.

É fato que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que podemos ser representados coletivamente. O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalhadores.

Empresa Estudada

A empresa que analisamos é o Supermercado Supercei, uma rede de supermercados que conta com 17 (dezessete) filiais em Brasília espalhados por 9 (nove) cidades satélites. É uma das maiores rede de supermercado pulular da nossa capital. A sua matriz é localizada no endereço: EQNN 28 Área especial B Ceilândia sul, é uma empresa de porte médio.

Missão da empresa: Atender bem aos nossos clientes, e buscar a satisfação total para todos. Dar, às pessoas de todo o mundo, a oportunidade de adquirir produtos de qualidade a um preço justo, criando valor para nossos acionistas, colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores e meio ambiente, através de uma gestão baseada em processos sustentáveis.

Visão da empresa: Ser a maior rede de supermercados da Capital.

Valores da empresa: Integridade, Compromisso, Liderança, confiança, respeito.

Justificativa da escolha da empresa: por ser uma das maiores empresas de alimentos do mundo, e por termos pessoas do grupo que trabalham na organização.

Histórico Supermercado Supercei

Segundo o site da organização, a empresa Supermercados Supercei surgiu há 18 anos, mais precisamente no ano de 1994. O nome Supercei foi adotado para fortalecer a junção das 17 filiais já existentes, cada uma possuía um nome diferente (Beija-Flor, Rende Mais etc.) Esta foi então a formula do sucesso da rede Supermercados Supercei que conta hoje com 17 lojas em bairros estratégicos da cidade e mais de 1.200 colaboradores.

Aqui em Brasília contamos com vários tipos de sindicatos, mas ao caso descrito acima do supermercado temos o Sindicato de Comércio Varejista Brasília apenas. Portanto o sindicato em que o supermercado Supercei é associado é o Sindicato de Comércio Varejista de Brasília.

Assim a relação entre empresa e sindicato é o seguinte:

Formam-se comissões de interesses da empresa decorrente da incapacidade dos representantes sindicais para defender os interesses dos trabalhadores.

Deverá ser eleito um trabalhador para agir como representante não sindical, os próprios trabalhadores elegem seus representantes que de forma direta atuarão. Assim as comissões são órgãos colegiados de representação direta dos funcionários junto à empresa, sem a natureza sindical.

A atuação do sindicato vem em confronto com a realidade de outros supermercados para buscar o reconhecimento de representações das situações.

É nesse problema que o sindicato e a comissão da empresa tornam-se atuantes e se mostram eficazes para a busca de posições negociáveis favoráveis no âmbito de cada empresa. As comissões realizam um dialogo entre os empregados e seus representantes e a explicação recíproca de experiências que geram o problema em questão. As comissões são produtoras da identidade dos trabalhadores.

A comissão não tem a finalidade de atuar de forma ativa na gestão das empresas, mas sim de representar diretamente os trabalhadores da empresa buscando um canal especifico de negociação. Trata-se de um modo de defesa dos interesses dos funcionários dentro da empresa.

História do Direito do Trabalho e sua evolução e do Direito Constitucional.

Origem e evolução histórica do Direito do Trabalho no Brasil:

Abolida a escravidão, em 1888, os trabalhadores nas indústrias emergentes, muitos deles imigrantes, com tradição sindicalista européia, passaram a exigir medidas de proteção legal; até cerca de 1920, a ação dos anarquistas repercutiu fortemente no movimento trabalhista; as primeiras normas jurídicas sobre sindicato são do início do século XX; o CC de 1916 dispunha sobre locação de serviços, e é considerado o antecedente histórico do contrato individual de trabalho na legislação posterior; na década de 30, com a política trabalhista de Getúlio Vargas, influenciada pelo modelo corporativista italiano, reestruturou-se a ordem jurídica trabalhista no Brasil.

No final dos anos 80 até o inicio dos anos 90 o movimento sindical conseguiu conquistas sociais por todo o país. Metalúrgicos, bancários, petroleiros e funcionários públicos foram os profissionais que se destacaram naquela época. Os profissionais brigavam por aumento salarial, melhores condições de trabalho. Na década de 80 o trabalhador operariado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com