TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnografia

Exames: Etnografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 2

O que é etnografia?

Erro comum em estudos recentes, presente até mesmo em manuais didáticos inclusive do ensino superior, sem contar no uso recorrente dado pela imprensa, consiste em tomar o termo “étnico” como designativo da tonalidade da pele do indivíduo ou de um grupo de indivíduos.

Etnia é muito mais do que isso, e se refere a povo. Logo, um povo não se define apenas por seus traços biotípicos, mas incorpora todos os seus traços culturais. Mais ainda, um povo não se define sem um território, sendo assim, a etnia implica também nas relações de grupos sociais com seu entorno físico.

Para que não sejamos obtusos em nossas primeiras tentativas de definição para esse complicado conceito, vamos recorrer à etimologia:

O termo ethno, do vernáculo grego, significa nação, povo, o que implica em todas as relações acima mencionadas: traços biotípicos, cultura e relação com um território.

E a Etnografia, no que consiste?

Recorrendo também à etimologia e já sabendo que ethno se refere a povo, o termo grego graphein designa ato de escrever. Seria então o ato de escrever sobre um povo? Na Antropologia cultural, a Etnografia se agiganta como um método de coleta de dados sobre um determinado povo, coleta essa que ganha a dimensão de registro escrito sobre sua constituição biotípica, seus sistemas culturais e sua relação com o meio ambiente.

Trata-se da atividade primordial dos antropólogos ao estudar um povo, o elemento mediador entre estudioso e objeto, por meio do qual os registros sobre as impressões do antropólogo servirão de base de dados para análise posterior.

Mas que tipo de grupos humanos podem ser estudados pela Etnografia? Oras, qualquer um!

Material Teórico

Fonte: www.alltheinternet.com/.../images?q=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com