TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnografia

Artigos Científicos: Etnografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 3

• 1. Método Etnográfico Texto inicial de: Cristiane Rodrigues da Silva Elinádia Bahia da Silva Evelline Catarina Loureiro dos Santos Hellen Gabriele Matos Jacqueline Nogueira de Carvalho Paula Regina Lemos Modificado... Em 30/09/2009

• 2. INTRODUÇÃO O método etnográfico concentra-se nas em grupos e culturas humanas; Refere-se à análise descritiva das sociedades, principalmente as tradicionais e de pequena escala. A etnografia é uma metodologia qualitativa de pesquisa que teve sua origem na antropologia cultural.

• 3. 2. Objetivos: E ntender a visão que os nativos têm de seu mundo, visão êmica (visão própria do grupo) ; A prender (mais do que estudar) a partir dos membros de um grupo cultural; Descrever uma cultura ou aspectos de uma determinada cultura; Compreender a natureza humana o método para estudar variações culturais em áreas específicas e estudar grupos de pessoas como subculturas dentro de contextos sociais mais amplos.

• 4. 3. Estruturação do Estudo - Questão da Pesquisa São feitas perguntas sobre os modos de vida ou modelos específicos de comportamento dentro do contexto social de uma cultura ou subcultura. Estudos etnográficos abordam questões que dizem respeito a forma como o conhecimento cultural, normas, valores, e outras variáveis contextuais influenciam a experiência de algo em uma pessoa. Ex: O que significa confortar em famílias hispânicas?

• 5. - Perspectiva do Pesquisador É a de um observador participante, alguém que escuta, como uma escuta flutuante da psicanálise. - Seleção de Participantes/Material O etnógrafo escolhe um grupo cultural que está vivendo o fenômeno sob investigação. O pesquisador reúne informações a partir de informantes gerais e de informantes - chave.

• 6. 4. Organização dos dados No método etnográfico o pesquisador é considerado o principal instrumento e tem a flexibilidade de decidir quando e como coletar os dados. A principal forma de coleta de dados é a observação participante, embora outras técnicas como a entrevista, conversas informais, análise documental e história de vida, sejam conjuntamente utilizadas. A pesquisa etnográfica sempre envolve entrevistas face a face, com coleta e análise de material no cenário natural.

• 7. Assim, o trabalho de campo é o foco principal do método. Fotografias e filmes dos informantes em seu mundo podem ser usados como fontes de informação. 5. Análise dos material Nas pesquisas etnográficas os dados são coletados e analisados simultaneamente visando obter respostas às questões que surgem na busca da compreensão do modo de vida das pessoas, na sua própria perspectiva.

• 8. A finalidade da análise dos dados é extrair temas e obter um entendimento profundo dos valores e crenças que guiam as ações dos indivíduos. Os materiais, o diário de campo, fundamentados na realidade dos informantes e sintetizados pelo pesquisador, conduzem finalmente a proposições hipotéticas sobre o fenômeno cultural sob investigação e uma grafia, uma elaboração escrita a posteriori.

• 9. 6. Descrição das descobertas Estudos etnográficos produzem grande quantidade de dados organizados como anotações de campo, de observações, transcrições de entrevistas e outros artefatos, tais como fotografias , filmes, etc . F ique atento para que o relato das descobertas normalmente forneça exemplos a partir de dados, da descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com