TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnografia

Artigo: Etnografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Artigo  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

Etnografia

O presente exercício de observação, tinha por objetivo detectar como é o atendimento na emergência da Santa Casa de Misericórdia em Cachoeira – BA, perceber se este atendimento é dado de forma adequada e se o mesmo é demorado para acontecer.

A recepção onde fiquei para fazer a observação está na emergência da Santa Casa, que é uma construção antiga, parecendo mais uma igreja. Entretanto, o lado direito da Santa Casa, onde estão localizados o ambulatório e a emergência, passaram por reformas há pouco tempo, é uma construção nova, com paredes brancas, portas cinzas, pisos brancos, na emergência em especial, tinha 15 cadeiras de plástico azul e metal preto, 2 cadeiras de roda, encostadas na parede e o balcão da recepção em mármore vermelho.

Observei que tinha duas recepcionistas, que estavam fazendo atendimento na recepção do ambulatório, mas que as mesmas faziam as fichas da emergência também.

Logo que chegamos, por volta das 14:20h do dia 03 de fevereiro de 2014, mim dirigi para a ala da emergência e tinha apenas duas senhoras sentadas, fui até elas e numa conversa informal, me disseram que uma delas havia sido atendida e que estava aguardando resultado de exame para ser liberada. Questionei em relação à qualidade do atendimento e a respeito da demora, elas elogiaram, disseram que o atendimento foi bom e que não foi demorado, muito pelo contrário.

Depois de um tempo que eu estava lá sentada observando, chegou outra senhora, esta já de idade mais avançada, uma senhora negra, bem magrinha, com um curativo na perna esquerda, esta fez a ficha e ficou sentada aguardando atendimento, esta foi a parte que me chamou a atenção, essa senhora até o momento em que fiquei lá, não tinha sido atendido ainda e já tinham se passado 25min.

Por volta das 14:50h chegaram mais 4 pessoas que fizeram ficha e ficaram aguardando atendimento, 3 mulheres e 1 rapaz. Conversei informalmente com uma dessas pessoas, ela estava grávida, e disse que não estava se sentindo muito bem, a questionei também a respeito do atendimento e do tempo de espera, ela disse que o atendimento era bom e que por incrível que pareça, naquele dia estava sendo rápido, pois costumava demorar.

Vale ressaltar que com a chegada de várias pessoas, ao mesmo tempo, no local, causou certa movimentação dos funcionários, começaram a limpar as janelas, os vidros e também nos olhavam de maneira diferente, pareciam achar que estávamos ali, para fiscalizar alguma coisa e procuraram mostrar serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com